Está em curso nas grandes e médias empresas uma pequena revolução cultural. Desde os primórdios do código do consumidor, a implantação de nova cultura jurídica em empresas nunca foi tão poderosa como a onda do compliance.
A J&F, conglomerado que emprega 260 mil pessoas em 190 países, fez esta semana uma videoconferência para discutir o novo texto dos Códigos de Conduta e Ética das empresas do grupo. Participaram do encontro virtual os presidentes e líderes de compliance da Eldorado Brasil Celulose, Âmbar Energia, Flora, Canal Rural e da própria holding, J&F Investimentos.
O Código de Conduta e Ética é a base dos programas de compliance corporativos. É o documento que registra as regras e orientações mais gerais sobre a conduta que se espera dos colaboradores e parceiros de negócio, como fornecedores e clientes. Os departamentos de compliance das empresas do grupo têm metas auditadas de comunicação com os colaboradores sobre os temas mais relevantes do ano.
O trabalho preventivo, desde que entrou em vigor o código do consumidor, tornou-se uma nova especialidade na advocacia. Mas não foi suficiente para impedir que as relações de consumo se tornassem o lote mais volumoso de processos que entopem os tribunais. O desafio de proteger as empresas, agora, é dos profissionais de compliance.
https://www.conjur.com.br/2020-out-06/advogados-treinam-empresas-codigos-conduta