No próxima segunda-feira (20), o Centro Cultural Apolo-Hermilo convida artistas e público a driblar as impossibilidades impostas pela pandemia para se dedicar ao teatro na teoria e na internet. A partir das 20h, o Projeto Vivências, de registro de memórias para reflexão e celebração das artes cênicas em Pernambuco, recebe para uma conversa comprida um dos mais antigos funcionários do Teatro Santa Isabel, mão na roda da engrenagem cênica recifense desde a década de 1970.
João do Carmo Bezerra Cavalcante, mais conhecido como Joca, é atualmente diretor de palco da casa, para a qual foi levado por Ariano Suassuna, nos idos da década de 1970, onde já atuou como eletricista e iluminador de palco. Joca conversará com os provocadores e/ou atores, autores, gestores culturais, realizadores e profundos conhecedores da arte pernambucana Paulo de Castro, Carlos Carvalho, Eron Vilar, Horácio Falcão e Leda Alves, que já foi gestora do equipamento e é secretária de Cultura do Recife desde 2013.
A conversa será na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/
O Projeto Vivências é uma realização do Centro de Cultural Apolo Hermilo e Centro de Documentação Osman Lins, mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Semana Hermilo – Em função da pandemia, que fechou portas e cortinas dos teatros pernambucanos desde março, o Centro Cultural Apolo-Hermilo precisou celebrar sem aplausos e sem abraços os 103 anos que seu patrono, o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, teria completado no último dia 8 de julho. A data foi lembrada nas redes sociais do Centro com a divulgação de fotos e vídeos das 17 edições da Semana Hermilo, programação realizada todo ano pela Prefeitura do Recife, em celebração à obra do profícuo autor, que devotou seu talento e imaginação a refletir o Nordeste com os holofotes afetuosos e potentes de sua literatura fantástica.
Fonte: Gabinete de Imprensa Prefeitura do Recife
Foto: Internet