Em prosseguimento às ações de implantação de redes coletoras de esgoto no bairro de Boa Viagem, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou hoje (27) uma nova intervenção na localidade. A ação começou às 9h na Rua Tenente Domingos de Brito, no trecho compreendido entre os números 50A e 60, localizado entre a saída do Shopping Center Recife e esquina com a Rua Jorge Couceiro da Costa Eiras.
Para promover o assentamento de 60 metros de tubulações de esgoto, foi necessário o bloqueio total do acesso de veículos que vêm da Rua Agenor Lopes e da Rua Visconde de Jequitinhonha em direção à Rua Tenente Domingos de Brito. Ficará liberada apenas a passagem dos moradores, que devem se identificar nas barreiras de tráfego, para ter acesso aos seus imóveis. Segundo o gerente de obras da Compesa, Rafael Ramos, as ações estão realizadas, preferencialmente, no horário comercial, para reduzir o impacto no cotidiano das pessoas.
As obras na Rua Tenente Domingos de Brito prosseguem até o dia 17 de junho, quando o trecho interditado será liberado. Rafael Ramos explica que a iniciativa já recebeu a liberação da CTTU Recife e do Grande Recife Consórcio de Transportes, que fez o remanejamento provisório de paradas de ônibus na via e informando à população sobre o novo itinerário durante este período. A Compesa adianta, ainda, que já comunicou a realização da obra ao Shopping Center Recife, Copergás e Emlurb, estes dois últimos por possuírem canalizações de gás e drenagem na área objeto da intervenção.
Moradores, comerciantes e trabalhadores que atuam nessa rua também foram comunicados. Desde a semana passada, a Compesa está com uma equipe social em campo para informar sobre os bloqueios, solicitar a remoção dos veículos estacionados no trecho da intervenção e conscientizar sobre a importância da obra para a saúde pública dos moradores da região.
A Compesa lembra que essa ação é uma continuação das obras de esgotamento sanitário que ampliarão a cobertura de esgoto nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira, conforme divulgado na semana passada. Está em curso uma frente de trabalho, desta mesma obra, na Rua Jorge Couceiro da Costa Eiras. Somando com a Tenente Domingos de Brito, o total de tubulação assentada será de 312 metros de rede coletora de esgoto.
O projeto de ampliação dos serviços de esgotamento sanitários dos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira está recebendo aporte de R$ 70,5 milhões, recursos do Orçamento Geral da União (OGU), por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e Governo do Estado. O empreendimento tem finalização prevista para o final de 2021, beneficiando 150 mil pessoas. Já foram implantados mais de 110 quilômetros de tubulações de esgoto e, até o final da obra, serão totalizados 140 quilômetros.
Fonte: Imprensa Compesa
Foto: Divulgação