*Faleceu no final da tarde desta quarta-feira Severino Macário dos Santos, 81 anos, em consequência de câncer na coluna.Profissional lembrado como muito dedicado da então Companhia de Transportes Urbanos (CTU) da Prefeitura do Recife, se tornou conhecido ao participar de uma seleção para conduzir o papamóvel, levando o papa João Paulo II em sua visita ao Recife, em 1982. Essa era uma das lembranças que Severino Macário carregava com orgulho e também ficou marcada na memória da família e de parentes que participam de um culto de ação de graças, às 16 horas desta quinta-feira, na Igreja Batista Betesda, em frente ao seminário teológico, na Praça de Tejipió, Região Sudoeste do Recife.
Severino Macário ganhou destaque na edição do Diario de Pernambuco do dia 9 de julho, que tinha como manchete “João Paulo deixa o Recife dizendo que gostaria de ficar”. O motorista da CTU responsável por transportar a comitiva papal até o aeroporto recebeu duas medalhas e um abraço do papa polonês. Pai de 12 filhos, ficou viúvo em 1988 da primeira esposa, Antônia Cosmo dos Santos, se casou novamente, com Maria de Fátima da Conceição, hoje com 63, e adotou uma criança e três dos vinte netos. “Ele era querido, ajudou muitas pessoas a se empregar”, disse uma das netas, a jornalista Ana Macário.
“Ele contava com grande orgulho, que houve um treinamento de trinta homens e depois escolheram cinco profissionais da CTU, e, desses, cinco profissionais. Só no dia de conduzir o papa ele soube de fato qual era sua a grande missão”, lembra Ana Macário. O sepultamento do corpo de Antônio Macário está programado para às 16 horas desta quinta-feira, no Cemitério do Pacheco, em Tejipió.*