Em sua quarta semana, o Festival Palco em Casa presta homenagens ao cantor e compositor Moraes Moreira, falecido na última segunda-feira (13). O projeto, que reúne nomes do cenário nacional e regional, acontece de quinta-feira (16) a domingo (19) sempre no canal @descubrapernambuco. É idealizado pelo cantor pernambucano André Rio e conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Empetur.
O Palco em Casa não tem fins lucrativos e a Empetur auxilia na logística da realização do evento. Para esta edição, o festival será dedicado ao amigo amado e grande artista Moraes Moreira, que se encantou. Todas as atrações farão homenagens a ele, cantando canções da sua rica, vasta e inesquecível trajetória musical. “Moraes é um gênio da canção brasileira e é merecedor de todo o reconhecimento de nós artistas e do seu povo. Vai embora o amigo do peito Moraes e a gente fica de mãos dadas com a saudade deste imenso cantor e compositor que tanto nos deu amor, através de suas composições”, explica André Rio.
“Tivemos uma grande perda no cenário musical esta semana e nada mais justo do que homenagear esse grande cantor que foi Moraes Moreira. Os artistas irão cantar e alegrar o público com os sucessos de Moreira. Vamos oferecer ainda uma programação para a criançada e um dia totalmente dedicado ao forró”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
PROGRAMAÇÃO
Dando continuidade à grande conexão musical, o festival tem início na quinta-feira (16), com apresentação do pianista de jazz português André Sarbib. Filho do conceituado pianista francês Roger Sarbib, que introduziu as big bands em Portugal nas décadas de 40 e 50 e que trabalhou com ícones da canção francesa, como Edith Piaf e Charles Trenet, André é presença habitual na cena jazzística portuguesa, principalmente nas cidades do Porto e Lisboa. A apresentação tem início às 17h30. Logo após, às 19h, o pernambucano Jura Figueiredo convida George Aragão com Música Popular Brasileira. A partir das 20h30, a banda O Disco faz um “Tributo ao Roupa Nova”. Criada em 2016 com o objetivo de atender ao pedido de uma noiva, os cinco músicos deram continuidade ao projeto de “Tributo ao Roupa Nova” como uma forma de homenagem à banda. A noite encerra com o forró de Diego Cabral.
Já na sexta-feira (17), o festival tem início às 17h30 com o forró tradicional de Petrúcio Amorim, convidando seu filho Pecinho. O conceituado multi-instrumentista e compositor Luciano Magno recebe o cantor brasileiro radicado na Espanha Edimundo Santos, às 19h. A cantora Cristina Amaral irá compartilhar um pouco da sua história na música, desde o início, em Sertânia, e de referências como Moraes Moreira. A artista traz contos e poesias declamadas pelo irmão, compositor e poeta César Amaral, convidado de Cristina na noite. A programação encerra com o sambão do Patusco.
No sábado (18), a festa começa com os pequenos, às 17h30, com A Bandinha. O grupo musical lúdico é voltado para crianças de diversas idades e inspirado no universo circense, nas trupes mambembes de teatro e na tradição popular brasileira. A Bandinha é Liderada pela cantora pernambucana Vanessa Oliveira. Logo após, às 19h, a sambista Carla Rio recebe o ex-Exaltasamba Chrigor, que fez a direção musical do seu primeiro álbum, “De Olho no Samba”. O repertório será voltado para o samba de raiz, com obras de João Nogueira, Cartola, Noel Rosa, Jorge Aragão, Beth Carvalho e Almir Guineto. Às 20h30, o anfitrião André Rio recebe a cantora Mónica Ferraz (Portugal). O cantor promete uma noite de homenagem ao mestre Moraes Moreira com quem teve a oportunidade de dividir os palcos muitas vezes. Encerrando com mais samba, às 22h, é a vez do pernambucano Cris Galvão. O repertório que será feito na live será um passeio por obras inesquecíveis, compostas por Cartola, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Benito di Paula, Martinho da Vila, Dorival Caymmi e de sambistas locais, como Dona Selma do Samba, Jorge Riba, Elias Paulino e outros.
No domingo (19), a programação inicia mais cedo, às 16h, com muito forró. A abertura fica por conta da Banda Fulô de Mandacaru, seguida por Rogério Rangel, às 17h30. Logo após, o projeto recebe Gileno Santana, trompetista, arranjador, docente e compositor luso-brasileiro. A noite encerra com o xote de Geraldinho Lins.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
QUINTA (16)
17h30 – André Sarbib (Portugal)
19h – Jura Figueiredo convida George Aragão
20h30 – Banda O Disco com “Tributo ao Roupa Nova”
22h – Diego Cabral
SEXTA (17)
17h30 – Petrúcio Amorim convida Pecinho Amorim
19h – Luciano Magno convida Edimundo Santos ( Espanha)
20h30 – Cristina Amaral convida César Amaral
22h – Patusco
SÁBADO (18)
17h30- A Bandinha (SP)
19h – Carla Rio convida Chrigor (SP)
20h30 – André Rio convida Mónica Ferraz (Portugal)
22h – Cris Galvão
DOMINGO (19)
16h – Banda Fulô de Mandacaru
17h30 – Rogério Rangel
19h – Gileno Santana(Portugal)
20h30 – Geraldinho Lins
Por: Angélica Souza
FB: www.facebok.com/lancacomunicacao
IG: www.instagram/lancacomunicacao