O Banco do Nordeste (BNB) foi eleito pela revista inglesa The Banker, pertencente ao jornal The Financial Times, como o banco brasileiro com o melhor desempenho entre todas as instituições brasileiras. O levantamento é feito para escolher os melhores bancos, por país, que pertencem ao mercado emergente Brics, composto por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.
O BNB ficou classificado na primeira colocação em performance no ranking nacional, e conquistou ainda a segunda posição na lista de eficiência operacional e em alavancagem.
O trabalho feito pela revista The Banker observou o desempenho das instituições no ano de 2018 e as variações com o ano anterior, dando destaque para o critério de eficiência operacional. A pesquisa também observou que dos dez bancos brasileiros analisados, somente três deles aumentaram os lucros no período observado.
Na pesquisa foi utilizada uma metodologia baseada em modelo que classifica o desempenho de cada banco com base em 18 indicadores, em oito categorias principais. Entre os pontos principais analisados estão crescimento, rentabilidade, eficiência operacional, qualidade dos ativos, retorno sobre o risco, liquidez, solidez e alavancagem. Os bancos recebem uma posição em cada categoria, bem como uma classificação geral com base no desempenho em todas as áreas.
Para o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, o reconhecimento se dá pelo trabalho feito para que o serviço prestado aos clientes tenha cada vez mais qualidade. “A gente vem dando mais velocidade nas contratações de crédito, em operações de longo prazo, microcrédito, redução de despesas administrativas, e em uma gestão do risco de crédito. Todo esse compliance em tudo que a gente faz o resultado chega dando uma melhor eficiência operacional, com menos custo e melhor receita”, disse.
O presidente do BNB destaca ainda que o objetivo para este ano é fazer com que a contratação das operações aumente, melhorando a atuação do banco. “A gente contratou em torno de 5 milhões de operações no ano passado, estamos prevendo superar esse montante, em números a gente está prevendo R$ 43 bilhões de contratações. A nossa meta é superar o que tivemos em 2019 com indicadores cada vez melhores”, afirmou.
De acordo com o ranking da The Banker, as instituições financeiras com melhor desempenho nos outros países emergentes são Alfa Bank, na Rússia, China Construction Bank, na China, HDFC Bank, na Índia, e African Bank, na África dos Sul.
Fonte: Folha PE
Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco