#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Nova camisa do Galo ganha assinatura de J. Borges

Em meio às preparações para seu 43º desfile, o Galo da Madrugada lançou, nesta quarta-feira (20), a nova camisa oficial do bloco, que, no próximo ano, homenageia a xilogravura e a literatura de cordel. O projeto gráfico é assinado pelo mestre J. Borges, escolhido para representar os artesãos de todo o País. A agremiação terá seis carros alegóricos que também trarão referências à arte popular, à fauna e à flora nordestinas e à cultura indígena.

As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa na sede do bloco, no bairro de São José, área central do Recife. Segundo o presidente do Galo, Rômulo Meneses, a ideia é unir as diversas manifestações culturais do Nordeste. “Nosso objetivo é resgatar, dar oportunidade para aparecer de uma maneira mais ampla essa cultura do Agreste e do Sertão”, declarou.

Os carros alegóricos ganham as ruas do Recife no desfile que acontecerá no dia 22 de fevereiro. O desenho é assinado pelo cenógrafo Ary Nóbrega, que traz referências à cultura popular. Já a identidade visual da camisa é de J. Borges. “O prazer que eu tenho de trabalhar é criar. O Galo da Madrugada é um dos maiores eventos do mundo”, comentou o mestre da xilogravura e do cordel.

A agremiação anunciou ainda os artistas que serão condecorados com o selo “Gigante Guardião da Cultura”. São eles: o mestre da embolada Galo Preto, Patrimônio Vivo do Estado; as indígenas Carmem Fulni-ô, Jaqueline Xukuru e Cléo Pankararu; o poeta e xilogravurista Mestre Dila, de Caruaru; e a dupla Caju e Castanha. 

Fonte: Folha PE

Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *