#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Idosos poderão ter gratuidade na segunda via de documentos

Brasília (DF) – Durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), da Câmara dos Deputados, foi aprovado o relatório favorável do republicano Ossesio Silva (Republicanos-PE) ao Projeto de Lei 196/2019. A proposta estabelece a gratuidade de emissão, para o idoso, de segunda via de documentos de identificação pessoal, quando esses forem perdidos, extraviados, furtados ou roubados.

Ossesio Silva observa que grande parcela da população com mais de 60 anos não tem condições financeiras para arcar com a reemissão de documentos. “Em nosso país, muitos idosos têm dificuldades para prover o próprio sustento e de suas famílias, seja porque a aposentadoria é insuficiente, seja porque o mercado de trabalho não lhes é favorável ou porque não têm mais condições de trabalhar. É inviável ainda terem que pagar para tirarem a 2ª via de documentos pessoais”, argumenta.

O parlamentar segue explicando que os idosos fazem constante uso da comprovação de identidade no dia-a-dia, por isso estão mais vulneráveis a perdê-los. “Os documentos dessa população encontra-se mais exposta do que as demais pessoas, pois necessitam quase sempre de portar e exibir os documentos para usufruir os direitos que lhes são assegurados, como a gratuidade do transporte coletivo. Por isso, ficar sem a identificação é prejudicial”, defende.

A proposta segue para apreciação das Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato, Ascom da Liderança do Republicanos
Foto: Eulla Carvalho 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *