Inspirado nos 75 anos da cantora Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, o projeto História ao ar Livre chega à 12ª edição com a aula pública ‘Ouvindo as pancadas das águas do mar: o Mar e suas histórias’. O encontro acontece, neste sábado, a partir das 15h, na praia de Boa Viagem e será conduzido pelos professores de história e organizadores do projeto, Júlia Ribeiro e Rodrigo Bione, com a participação de convidados.
A dinâmica será a mesma das edições anteriores, possibilitando a união entre discussões, música, poesia e a interação com o espaço público do Recife. Com banquinhos, microfones e violão, os professores pretendem resgatar o papel do mar na história da humanidade, muitas vezes protagonista do processo de interligação de povos, países e continentes.
O processo de expansão marítima, o papel do mar para a realização do tráfico de pessoas, a importância para os Sambaquis, Fenícios e Gregos serão um dos assuntos abordados. Trazendo para o Recife, os professores Júlia e Bione pretendem destacar o processo de ocupação do bairro de Boa Viagem e a relação de sobrevivência com as populações de pescadores.
Entre os convidados, estão a professora do Departamento de História da Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Isabel Guillen, o professor de biologia, Bruno Batista, os professores de Geografia, Germano Sobral e Ian Uchôa, além dos professores Filipe Domingues e Sérgio Salles, da área de História.
Projeto História ao Ar Livre
Tema: Ouvindo as pancadas das águas do mar: o Mar e suas histórias
Data: 05/10 (sábado)
Horário: 15h
Local: Praia de Boa Viagem, em frente ao nº 940 da avenida.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Diana Duque/Divulgação