#ÉFOCONACULTURA #ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Natal que Ilumina enche a cidade de festa neste fim de semana

Programação preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai espalhar mais de 40 atrações por toda a cidade, de quinta-feira (21) até domingo (25). Entre os destaques do fim de semana, estão o cortejo de bois no Recife Antigo o Baile do Menino Deus, que encherá o Marco Zero de tradição e emoção natalina

Na semana do Natal, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai espalhar as alegrias e tradições culturais da cultura popular por toda a cidade, em mais de 40 apresentações de pastoris, bois, orquestras e bandinhas natalinas, além de grupos de ciranda e cavalo marinho.

Nesta quarta semana de programação, a festa começa amanhã (21), na Rio Branco, onde haverá shows de Dona Del do Coco & Ciranda e Larissa Lisboa, a partir das 18h, e no bairro do Cordeiro, que recebe as Jornadas para Celebrar, promovendo a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com grupos culturais de outras localidades, para fortalecer as tradições natalinas na geografia afetiva da cultura popular recifense. Irão se apresentar, na Rua Teófilo Virgoleta, quatro grupos de pastoril, orquestra e boi, além do Veio Mangaba. Na sexta (22), a Vila Vintém será palco para as Jornadas, recebendo quatro pastoris e uma orquestra, na Rua Dr. João Santos Filho.

O sábado (23) vai encher o Recife de festa. A programação será caprichada, espalhando 25 atrações pelos polos natalinos da Rio Branco, Segundo Jardim e parques da Macaxeira, Dona Lindu e das Graças.

No Recife Antigo, o Natal que Ilumina começa a desfilar cedo suas atrações. A  partir das 15h, já tem pastoril se apresentando no palco localizado na Rio Branco, próximo ao Marco Zero. Depois a programação vai se espalhar para todo lado, com o desfile de sete grupos de bois pelas ruas do bairro.

Nos demais polos, borboletas pequeninas e pastoras azuis e encarnadas convidarão o Recife a celebrar o ciclo, do jeito que seu rei mandou dizer, a partir das 17h.

No domingo (24), bandinhas e orquestras farão apresentações volantes por vários polos, para encher de acordes o começo da noite de Natal.

Baile do Menino Deus – Outra tradição natalina que encontra as ruas da cidade neste fim de semana é o Baile do Menino Deus. Nos próximos dias 23, 24 e 25, a partir das 20h, o Marco Zero recebe a encenação a céu aberto do célebre espetáculo natalino, que chega à sua 20ª edição no Recife Antigo, com direção de Ronaldo Correia de Brito, realização da Relicário Produções e apoio da Prefeitura do Recife.

Gratuito e aberto ao público, o Baile conta a história do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, emoldurada pelos folguedos e brincadeiras populares do Nordeste, tendo um ator indígena e uma cantora e compositora negra como protagonistas, Caique Ferraz e Laís Senna. Emprestarão suas vozes para o musical natalino, que adotará figurino afrofuturista nesta edição, embalada pelo Hip Hop e pelo break, artistas como Almério e Maestro Forró, Silvério Pessoa, Surama Ramos, Isadora Melo e Lucas dos Prazeres, entre outros.

O ciclo natalino seguirá iluminando a programação cultural recifense até o dia 6 de janeiro, quando a Lapinha queimará, espalhando nos novos ventos de 2024 os melhores votos e auspícios recifenses e abrindo alas para o Carnaval.

 

NATAL QUE ILUMINA

 

PROGRAMAÇÃO DIAS 21 A 25 DE DEZEMBRO

 

DIA 21 (QUINTA-FEIRA)

Jornadas para Celebrar – Cordeiro (Rua Teófilo Virgoleta, 134)

17h – Danda e Orquestra Bandinha Natalina

17h50 – Pastoril Menino Jesus da Vovó Bibia

18h40 – Pastoril Estrela do Mar

19h30 – Boi Faceiro

20h20 – Walmir Chagas – Veio Mangaba

 

Avenida Rio Branco

18h – Dona Del do Coco & Ciranda

19h – Larissa Lisboa

 

DIA 22 (SEXTA-FEIRA)

Jornadas para Celebrar – Vila Vintém (Rua Dr. João Santos Filho)

17h – Ninho e sua Orquestra Natal para Todos

17h50 – Pastoril Viver a Vida 3ª Idade

18h40 – Pastoril Giselly Andrade

19h30 – Boi Mimoso da Bomba do Hemetério

20h20 – Pastoril do Velho Tabica

 

DIA 23 (SÁBADO)

Avenida Rio Branco

15h – Pastoril Jardim da Alegria

15h50 – Mestre Bi e Ciranda Bela Rosa

16h – Cortejo com Boi D’Loucos, Boi da Mata, Boi Manhoso, Boi Malabá, Boi da Cutia, Boi da Munganga, Boi Mirim e Boi Ta Ta Tá

16h40 – Velho Lumbrigueta

17h10 – Orquestra Curica

Segundo Jardim

17h – Pastoril Estrela Brilhante

17h50 – Espetáculo Onde está o Boi do Ciclofrevo

18h40 – Orquestra Som Brasil

 

Parque da Macaxeira

17h – Brinquedos e Brincantes do Deveras – Balé Deveras

17h50 – Cavalo Marinho Sertão Afora

18h40 – Velho Xaveco

 

Parque Dona Lindu

17h – Natal dos Brincantes Jornadas do Sentir – Matulão de Dança

17h50 – Pastoril Angel de Brasília Teimosa

18h40 – Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda

 

Parque das Graças

16h – Pastoril Tia Marisa

17h – Pastoril Tia Nininha 3ª Idade

17h50 – Pastoril Divinas Pastoras

18h40 – Noé da Ciranda

 

Marco Zero

20h – Baile do Menino Deus

 

DIA 24 (DOMINGO)

Avenida Rio Branco

16h – Bandinha Natalina Orquestra Leões do Norte

Segundo Jardim

17h – Bandinha Natalina Multshow

Parque da Macaxeira

17h – Priscila e sua Orquestra

Parque Dona Lindu

17h – Orquestra Plural

Parque das Graças

17h – Orquestra J Junior Bandinha Natalina

Marco Zero

20h – Baile do Menino Deus

DIA 25 (SEGUNDA-FEIRA)

Marco Zero

20h – Baile do Menino Deus

 

Fotos: Marcos Pastich/PCR

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *