A ex-pentatleta Yane Marques, atual secretária executiva de Esportes do Recife, foi uma das homenageadas da edição de 2018 do Prêmio Sou do Esporte, realizado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Medalhista olímpica de bronze em Londres 2012, a pernambucana de 34 anos recebeu um dos prêmios de luta por excelência esportiva.
“Esse prêmio é um reconhecimento por tudo o que foi construído ao longo desse tempo todo de dedicação exclusiva ao esporte. Realizei meu sonho da medalha olímpica e muitos outros. Vejo como um reconhecimento da Sou do Esporte frente ao que eu e minha equipe fizemos pelo esporte brasileiro”, destaca ela, que pelo feito em Londres, tornou-se a primeira e única pentatleta latinoamericana a conquistar uma medalha olímpica.
Criado em 2015, o Prêmio é concedido às confederações olímpicas que têm seus atributos de governança segundo indicadores de Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade. Além das confederações, o Sou do Esporte celebra atletas e entidades que trabalham para o desenvolvimento do esporte no país. O ex-pugilista Eder Jofre foi o homenageado especial do prêmio Sou do Esporte 2017. Este ano, a ex-tenista Maria Esther Bueno, que faleceu em 8 de junho de 2018, foi lembrada.
Além do prêmio de governança, o Sou do Esporte realizou outras homenagens: para as “mulheres incríveis” Verônica Hipólito (atletismo paralímpico), Priscila ‘Pedrita’ Cachoeira (MMA) e Yane Marques (pentatlo moderno); para o gestor do ano, Sérgio Barbosa Domenici (CEO da Liga Nacional de Basquete); para o professor de Educação Física Fagner José Passos, de Monte Belo (MG), na categoria Atitude Positiva; e para os projetos Fundetennis e o Tênis na Lagoa na categoria Sou do Esporte Solidário.
Fonte: Folha PE
Foto: Divulgação/UIPM