O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças.
Representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de 2 anos. Doença rara, com 200 a 300 casos novos por ano no Brasil. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de 0 a 5 anos, a maioria dos casos é detectada ao redor de 2 anos.
Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais).
Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas, se
diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte. Com o intuito de conscientização sobre essa doença, estamos participando como voluntários de uma ação idealizada pelos jornalistas Tiago e Daiana Leifert chamada: “De olho nos Olhinhos”, que está acontecendo no Shopping Recife nos dias 16 e 17 de setembro, com a participação de médicos oftalmologistas pediátricos, Dra. Priscila Andrade e Dra. Alessandra Carneiro, juntamente com a liga acadêmica de oftalmologia, durante todo o período do Shopping.
Se você deseja saber um pouco mais sobre a doença, sinais de alerta ou como detectá-lo, passem em nosso stand.
Dra. Priscila Andrade (@dra.priscilaandrade) Oftalmopediatra
Espaço Olhar – Espaço Maetamorfose