Cerca de 300 trabalhadores porteiros de Escolas Públicas do Estado lotados na Região Metropolitana do Recife estão sofrendo com atraso de salários e benefícios. Os trabalhadores juntamente com o sindicato da categoria realizaram Assembleia na manhã desta sexta-feira (6) e protestam por pagamento de salário e benefícios. O salário do mês de agosto foi pago somente na última quarta-feira, 04 de outubro, com atraso de um mês, e hoje vence o salário de setembro, mas sem previsão de recebimento em dia. Além dos salários, os trabalhadores cobram o pagamento do ticket alimentação e cesta básica, há meses sem receber, sem falar que também há meses não recebem o FGTS. Os trabalhadores são terceirizados através da empresa Toppus Serviços Terceirizados. O Sindicato que representa os Trabalhadores Terceirizados do Estado – Stealmoaic informa que entrou com Ação Civil Coletiva no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região com relação à situação dos trabalhadores, inclusive cobrando o FGTS.
“Nosso protesto é para chamar atenção da empresa e principalmente do Governo do Estado para a situação de mais de 300 pais de família que cuidam das Escolas Públicas do Estado e estão passando por essa situação. Portanto, faremos essa asembleia para decidir os rumos do movimento e em seguida protesto” disse Glauber Henrique, Diretor do Sindicato.
Ao término da assembleia, o presidente da Força Sindical de Pernambuco, Rinaldo Junior, falou do resultado.
“O jurídico do Sindicato e da Força Sindical conseguiu fazer o bloqueio de todas as faturas da empresa. E ficou definido em assembleia que vamos aguardar até o dia 11 de outubro, o pagamento do salário de setembro, mas se não houver pagamento, vamos deliberar paralisação geral da categoria”, disse Rinaldo.