#ÉFOCONASREDES

SOLOS participa da Flipelô com atividades para aproximar a reciclagem do dia a dia da população

Salvador, julho de 2023 – A SOLOS, startup nordestina de impacto socioambiental, anuncia participação na Flipelô, Festa Literária Internacional que acontece anualmente no Pelourinho, em Salvador. O principal objetivo é aproximar a reciclagem do dia a dia do público e mostrar que “O descarte correto transforma”. Para isso, no dia 11 de agosto, a companhia vai promover uma exposição com toda a trajetória do pós-consumo do plástico, desde o descarte do cidadão até ele ser reprocessado como um novo produto.

“Queremos mostrar ao público a importância da sua atitude para promover a economia circular. É preciso ampliar o volume de material que chega às cooperativas para que a cadeia seja fomentada. Para ilustrar esse processo, vamos expor produtos feitos de plástico reciclado e indicar onde o soteropolitano pode começar a reciclar já”, comenta Saville Alves, Sócia e Líder de Negócios da SOLOS.

Ano passado, durante participação no mesmo evento, a empresa levou expositores mostrando exemplos de resíduos e trazendo práticas sustentáveis para o dia a dia, como uso de ecobag. Em 2023, o grande diferencial é que convidaram a Plasticaria, que produz itens a partir do plástico pós-consumo, para estar presente no espaço. “Sempre buscamos parceiros nas localidades que atuamos e que estão usando a inovação como uma ferramenta de tornar a reciclagem mais presente. Em Salvador, o time da SOLOS tem atuado em conjunto com a Plasticaria para dar mais visibilidade a produtos criativos, como móveis e brinquedos, feitos de plástico reciclado”, explica Saville.

Sobre a SOLOS
A SOLOS é uma startup nordestina de impacto socioambiental voltada para superar os desafios da economia circular. A empresa atua junto aos setores público e privado no desenvolvimento de projetos que otimizam o processo de reciclagem, inserindo-o na vida das pessoas. Por meio de sistemas inteligentes, a companhia promove o descarte correto de embalagens pós-consumo,  melhorando a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Em cinco anos,  a empresa já realizou parcerias com marcas como Ambev, Braskem, Ifood, Nubank e Coca-Cola e coletou mais de 800 toneladas de resíduos, gerando R$2 milhões em renda para os catadores.
O trabalho é fruto de muitas experiências, entre elas a participação em acelerações como Triggers (2017), Senai | Cidades Sustentáveis (2018; 2019), Quintessa (2020; 2021) e BNDES Garagem (2021; 2022). Oportunidades que enriqueceram a startup enquanto modelo de negócio, e influenciaram na forma como transformou o desenvolvimento de soluções para o descarte correto de resíduos. No mercado de impacto, a SOLOS já recebeu o Prêmio Impacta Nordeste, lugar como Membro da Associação Brasileira de Empresas de Logística Reversa (ABELORE; 2023) e são finalistas do Ranking Negócios em Expansão da Exame.

Solos

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *