A Fundação Hemope, em parceria com o Shopping Tacaruna, realiza uma campanha de doação de sangue, de 07 a 09 de outubro. O ponto da campanha está situado no segundo piso do mall, próximo à loja C&A e funcionará das 10h às 12h e das 13h às 16h. Os interessados em colaborar com a reposição dos estoques de sangue do Hemope devem apresentar um documento original com foto. Quem já doou sangue em outras oportunidades precisa também obedecer ao intervalo de 90 dias (3 meses) para homens e 120 dias (4 meses) para mulheres.
O perfil indicado dos doadores de sangue é de homens e mulheres com peso superior a 50kg e idade entre 16 e 69 anos. Os interessados devem gozar de boa saúde, ter dormido no mínimo seis horas e ter se alimentado normalmente, evitando comidas gordurosas, não estar em jejum e não ter ultrapassado o tempo de três horas entre a última refeição e a doação. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, consentindo formalmente a doação do menor, a cada doação. Já as pessoas com idade entre 60 e 69 anos, só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda esperar 30 dias após a cura dos sintomas de gripe para a doação de sangue. Para quem teve chikungunya, dengue ou zika, é necessário esperar o prazo de 30 dias após cura e ausência total de sintomas (como as dores nas articulações).
Estão impossibilitados de doar sangue aqueles que fizeram endoscopia/colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses; fizeram tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses, colocaram piercing (piercing na região genital e/ou oral só é permitido 12 meses após retirada do piercing); quem teve hepatite após os 11 anos de idade e quem está em tratamento médico e fazendo uso de medicação controlada.
Existem, ainda, outras limitações que precisam ser observadas antes do procedimento:
•Vacinas: é necessário esperar o prazo de 48 horas- HPV, 30 dias- Febre Amarela, 48 horas -H1N1, 30 dias -Tríplice viral e 48 horas- Tétano.
•Bebidas alcoólicas: é necessário esperar o prazo de 12 horas após a ingestão.
•Menstruação: a menstruação não impede a realização da doação. Porém é necessário levar em consideração algumas questões, a candidata que se encontra menstruada não pode estar sentindo cólica ou estar com fluxo intenso durante o período menstrual.
•Tratamento dentário: depende do procedimento realizado, o triagista avaliará.
•Gravidez e amamentação: é necessário aguardar até 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana. Se o parto ocorreu há menos de 12 meses ou amamentação não é exclusiva. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.
Fonte: Combogó Comunicação
Foto: Divulgação