#ÉFOCONASREDES

Sesc leva dezenas atividades para a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Serão lançamento de livros, rodadas de conversa e apresentações culturais diversas no Centro de Convenções de Pernambuco

O Sesc Pernambuco integra, mais uma vez, a programação da 14ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Considerada a terceira maior iniciativa literária do Brasil e a maior do Nordeste, ela vai ocupar o pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 6 e 15 de outubro. Para esta edição, o Sesc, que é apoiador do evento, também vai levar mais de 30 atividades em espaços próprios e coletivos.

 

“Estar na Bienal é consolidar o caminho que o Sesc trilha e abre para o fortalecimento da literatura, abrindo espaço para o diálogo e trocas como forma de estimular novos escritores e ampliar o público leitor”, comenta Rudimar Constâncio, gerente de Cultura do Sesc Pernambuco.

 

Neste ano, a Bienal traz como tema “Fome de quê? Você é o que você lê!” e vai homenagear os pernambucanos Josué de Castro (in memoriam) e Lia de Itamaracá.  E o Sesc estará em diversos espaços, ampliando a aproximação com o público. No auditório, onde ocorrem ações de conversa entre convidados e o público, escritores e escritoras de diversos estados brasileiros vão falar sobre suas produções e processos criativos, incluindo os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura Rafael Gallo (SP), Diogo Monteiro (PE), Tobias Carvalho (RS) e Juliana Leite (RJ).

 

O TeatroSesc, carreta equipada e estruturada para receber apresentações culturais, vai sediar a programação do Palco Além das Letras, que inclui a performance “Céu em Si” da artista baiana Daniela Galdino, o sarau “De prato cheio” do Slam das Minas e apresentações da Orquestra Criança Cidadã, Maracatu Infantil Nação Erê e Orquestra de Frevo 90 Graus. O equipamento vai ficar próximo à Praça de Alimentação.

 

No estande 36 do Pavilhão do Cecon, o Sesc estará com o BiblioSesc, biblioteca itinerante, para integrar o ambiente e aprofundar a imersão no universo literário. Diariamente, autoras e autores estarão no local para o lançamento de seus livros, como “Barô Barata: até o princípio”, de Jarbas Domingos (Vacatussa Editora). O espaço também incluirá a exposição “Nos traços de Josué”, organizada pelo grupo Feirantes de Quadrinhos.

Social – Para ter acesso à programação da Bienal, o público pode optar pelo ingresso social. Por ele, o ingresso custa R$ 15, sendo necessária a doação de um quilo de alimento não perecível ou te outros itens, como produtos de limpeza, higiene, brinquedos e livro sado, desde que não seja didático. O volume arrecadado com a ação será destinado ao Mesa Brasil/Banco de Alimentos do Sesc, que vai destinar as doações a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco.

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Programação Sesc na Bienal de Pernambuco

Auditório

08/10, às 15h – Arte da Palavra: Circuito de Autores com Luciany Aparecida (BA) e Olívio Jekupê (PR); às 18h15 – Prêmio Sesc de Literatura com Rafael Gallo (SP) e Diogo Monteiro (PE). Mediação Samantha Lima

13/10, às 14h – Prêmio Sesc de Literatura com Tobias Carvalho (RS) e Juliana Leite (RJ). Mediação Pedro Teixeira

14/10, às 18h – A geografia da fome na Arte Contemporânea com Coletivo Pão e Tinta e Coletivo São Gens. Mediação do pofº. Zé Brito

 

Palco Além das Letras (TeatroSesc)

06/10, às 14h – Poesia de Improviso (Josué Xavier dos Santos), 16h – apresentações artísticas UBE Paulista: Kido Brandt, Paula Brasil, Elza Pitanga, Matias do Brega, Levy Chico Brito, Beto Mix; 19h – Grupo Cultural Boi Sorrizo (PE)

07/10, às 14h – Sarau Poético Amor e Vida, 15h – apresentação musical com Costa Senna (Global Editora); 16h30 – performance “Horizonte mirando na lupa” (Poética Evocare); 17h30 – apresentação do músico e escritor Dalmo Medeiros (MPB4) sobre o livro: Estava Escrito nas Estrelas (In-Finita); 19h – Arte da Palavra (Circuito de Oralidades), com Kiusam de Oliveira (SP)

08/10, às 14h – Sarau: De Prato Cheio – com Slam das Minas; 16h30 – Conexões Atlânticas: roda de conversas e sarau poético com Adriana Mayrinck e convidados. Mediação Geórgia Alves (In-Finita )18h30 – Performance “O Céu em Si” (Daniela Galdino)

09/10, às 10h30 – Escola de Circo – NAC; 14h – Banda e grupo de Dança – Cervac; 17h – Orquestra Cidadã

10/10, às 10h30 – espetáculo “Recife, cidade lendária” (Grupo de Teatro NAC); 14h – História Cantada (Wellington José); 15h – Festival Literário (Seduc Recife); 16h30 – Espetáculo de dança “Canto para os Orixás” (Nação do Maracatu Porto Rico, PE); 19h – Arte da Palavra (Circuito de Oralidades), com Wellington Sabino (MG)

11/10, às 14h – Festival Literário (Seduc Recife); 15h – “Na dúvida, escolha ser feliz”, com Pequena Lo e mediação de Antognniony Rodrigues; 16h30 – Apresentação musical Mulheres Cordelistas com Dona Del do Coco, Graziela Barducco, Cintia Moreira Lima e convidadas (In-Finita); 17h30 – Sarau Ecos do Nordeste com Adriana Mayrinck, Josessandro Andrade, Fred Dantas, Zezé Matos e convidados. Abertura com Grupo cultural Dona Del do Coco e encerramento de Sarau da Flor; 20h – Espetáculo “Ciranda da EJA para a Ciranda Vida”

12/10, às 15h – Show Pernambucaninhus (Joanah Flor); 18h – Maracatu Infantil Nação Erê (PE)

13/10, às 15h30 – Apresentações artísticas UBE Paulista: Mickael Marvey, Rosângela Freitas, Carlitos, Antônio Mattos e Silva, Josimar Lourenço e Mozart Ferré; 16h30 – Roda de Capoeira Shirley Guerreira (PE); 18h – Recital: “Quem descobriu o azul anil?”, com David Biriguy (PE); 19h – “Vamos sambar!”, com Andreia Luizza

14/10, às 14h – Show “O Poeta e a Rosa” (Kelly Rosa); 15h – sarau literário Mala Preta com Odailta Alves, Agrinez Melo, Karinne Costa, Valterlane Silva e Marcondes Tavares; às 16h – Espetáculo de teatro-dança “Carrego comigo: retalhos de cada história” (Grupo Cultural Raízes do Cangaço, PE); 17h -Tribo Indígena Tapirapé (PE); 20h – Consultório de Afeto com Jorge Elarrat e Fátima Delgado. Depressão x Esperança (EDILUZ)

15/10, às 14h – Caboclinho 7 Flexas (PE); 15h – Apresentações artísticas UBE Paulista: Margarett Leite e Rodrigo Carcará; 19h Show Ciranda de Ritmos com Lia de Itamaracá; 20h – Orquestra de Frevo 90 Graus (PE)

 

 

Estande do Sesc (Estande 36)

08/10, às 14h – lançamento do livro “Dor Fantasma”, de Rafael Gallo (Globo)

10/10, às 14h – “Educação Ambiental”, com Maria Clara

11/10, às 15h – lançamento do livro “Barô Barata: até o princípio”, de Jarbas Domingos (Vacatussa Editora); 16h30 Ciranda de ideias “Nos traços do manguebeat”, com Eron Villar, Lua, Luciano Félix e Marcos Santana

12/10, às 16h – lançamento do livro “O Motorista de Médici”, de Mário Rodrigues (Óia Editora); 18h – lançamento do livro “Humanos Exemplares”, de Juliana Leite (Companhia das Letras)

13/11, às 15h Ciranda de ideias – Diálogos com Josué com Adriano dos Anjos, Bruno Alves, Fábio Paiva e Thaïs Kisuki; 18h – lançamento dos livros: “Sertão de Pedra e Fogo”, de Rafael Almeida; “Movências nas Rotas da Sankofa”, de Ivana Delfino Motta; “Pontilhados”, de Mônica Lira

14/10, às 14h – lançamento do livro “Ponteiros de Guerra”, de Fernanda Limão (Óia Editora); 18h – lançamento de “Quarto Aberto”, de Tobias Carvalho (Companhia das Letras)

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *