Faculdade Aberta Sesc 50+ busca estimular empreendedorismo e resgatar autoestima de pessoas com mais de 50 anos
O aumento da expectativa de vida no Brasil e a estimativa de que o País tenha, em 2030, mais pessoas idosas do que crianças, de acordo com o Ministério da Saúde, vem demandando ações práticas para assegurar qualidade de vida a esse grupo longevo. Como forma de contribuir para um cenário mais inclusivo, o Sesc Ler Goiana tem 25 vagas para a Faculdade Aberta Sesc 50+.
“Nosso objetivo é estimular e manter o protagonismo, a atividade, a autonomia e empoderamento das pessoas idosas”, comenta Virgínia Costa, assistente social da unidade. A atividade, reformulada em 2022, é pautada na Economia Prateada, um nicho do mercado que foca o consumo de quem tem mais de 50 anos, e na reinserção social.
A Faculdade Aberta, que conta com a parceria da Universidade de Pernambuco e do Sebrae Pernambuco, tem duração de oito meses e vai começar nova turma ainda neste mês. Serão participantes que vão se encontrar todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, no Sesc, para cursar três módulos: processo de envelhecimento; bem-estar, saúde e qualidade de vida; e empreendedorismo criativo.
“Fica perceptível que eles concluem o curso com uma melhor compreensão sobre seus direitos e processo de envelhecimento, além de perceberem a necessidade do cuidado com as saúdes física e mental”, comenta. As inscrições podem ser realizadas na própria unidade e a mensalidade custa R$ 10.