Para celebrar o Dia Nacional de Ação de Graças, um evento realizado no Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, oferece atividades gratuitas de assistência à saúde, cidadania e bem-estar nesta quinta-feira (28). A ação será realizada das 8h às 16h.
Entre as atividades oferecidas estão exames de prevenção do colo de útero, mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, cortes de cabelo, emissão de documentos como RG, certidão de nascimento, casamento e óbito, entre outros serviços. Neste ano, segundo a organização, houve um aumento no número de fichas em relação a 2018. Serão distribuídas 250 fichas, 50 a mais do que no ano passado.
A “Árvore da Gratidão”, montada para receber mensagens das pessoas que visitam a ação, é uma das novidades deste ano. A costureira Maria de Fátima, 52, aproveitou a oportunidade para deixar um bilhete na árvore. “Desejei muita paz a quem não sabe o que é gratidão”, afirmou.
A árvore artificial está relacionada ao tema “Tudo floresce onde há gratidão”. “Gratidão não é só você doar dinheiro, alimentos. Às vezes um abraço conta muito, uma palavra com uma pessoa que está sentada ao seu lado. Você ouvir a pessoa, um desabafo que, às vezes, não pode ser feito em casa ou com amigos. É importante escutar as mais as pessoas”, completou a costureira.
Segundo o secretário geral do comitê de ação de graças, Wilson Pires, os serviços são os mesmos do ano passado, com exceção da árvore. “A ideia é incentivar as pessoas a serem gratas. Quando exercitamos a atitude de agradecer, a vida floresce para nós”, afirmou.
Estão presentes ONGs, empresas privadas, e órgãos do governo. Na área de saúde, serão oferecidos exames de prevenção do colo de útero, mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C. Também estão sendo disponibilizados serviços médicos em várias especialidades, como por exemplo, odontologia, oftalmologia, clínica médica, cardiologia, urologia e pediatria. Celpe e Compesa também participam da ação.
A organização estima que aproximadamente 3 mil pessoas devem passar pelo parque e participar da ação. O evento ainda conta com um posto de arrecadação de alimentos que serão doados para instituições filantrópicas.
Fonte: Folha PE
Foto: Vinícius Lucena