#ÉFOCOÉNOTICIA

Senac promove evento no Recife para debater soluções sustentáveis em diferentes áreas

Sustentatech será realizado de 6 a 9 de junho na unidade embarcada no Porto Digital. Entrada é gratuita

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Senac Pernambuco promove no Recife um evento com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores mais sustentáveis, tendo a cultura digital como pano de fundo. É o Sustentatech, que trará em sua programação temas ligados às áreas de meio ambiente, tecnologia, gastronomia, beleza, saúde, idiomas e gestão. O encontro será realizado de 6 a 9 de junho na unidade do Senac no Porto Digital, localizada na Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O SustentaTech reunirá especialistas, estudantes, empreendedores, visionários e entusiastas para debater experiências inovadoras capazes de impulsionar mudanças positivas na sociedade. Além de uma contribuição a nível educativo, artístico, cultural e tecnológico, a ideia é articular potenciais parceiros na construção de uma agenda comum para projetos que alavanquem a criatividade, a inovação e a sustentabilidade.

No primeiro dia do evento, na terça-feira (6), estão previstas duas oficinas de gastronomia sustentável. A primeira irá ensinar a fazer Okonomiyaki, a famosa panqueca japonesa recheada com bacon e cascas e talos de vegetais. Há vagas disponíveis para dois horários: das 9h às 10h e das 13h às 14h. Já a segunda oficina ensinará a fazer cupcake de casca de banana e cobertura de brigadeiro de banana com canela. Quem quiser participar também poderá escolher entre dois horários: das 10h às 11h ou das 14h às 15h.

Ainda no primeiro dia do Sustentatech, o público poderá assistir à apresentação do projeto “Conexões e Tecnologia: Instrumentação Cirúrgica, O Futuro é Agora”, desenvolvido pela turma de instrumentação cirúrgica do Senac. O encontro será realizado das 14h às 16h. Já no horário da noite, das 18h às 21h, está prevista uma atividade reflexiva e prática com o tema “Desafios da Inovação: Como podemos definir desafios de inovação a partir de missões e problemas?”. A ideia é provocar os participantes a materializarem seus entendimentos acerca do conceito de inovação.

No segundo dia do evento, na quarta-feira (7), ocorrerá a atividade “Meio Ambiente e Gameficação: jogando e aprendendo sobre a Natureza”. Em um ambiente virtual, o público poderá interagir, de forma lúdica, sobre a importância da preservação do meio ambiente. A atividade será realizada na Galeria de Artes Digitais em dois horários: das 8h30 às 12h e das 12h30 às 17h. Ainda no mesmo dia, das 8h30 às 11h30, haverá a apresentação de projetos interdisciplinares do curso superior de Gastronomia da Faculdade Senac focados na sustentabilidade em todas as suas dimensões: ambiental, econômica e social. Os estudantes do 2º módulo do curso apresentarão suas soluções para o mercado gastronômico, desenvolvidas com a orientação dos professores. E à noite, das 18h às 21h, haverá a atividade prática “Introdução ao Futurismo: Como podemos escutar o que o futuro tem a dizer?”.

Já na quinta-feira (8), no terceiro dia do Sustentatech, o público poderá acompanhar a apresentação de outros projetos interdisciplinares do curso superior de Gastronomia, desta vez desenvolvidos pelos estudantes do 1º módulo. Os alunos irão elaborar especialidades culinárias diferenciadas tendo com eixo temático a saudabilidade alinhada com a regionalidade e que possam ser implementadas no segmento gastronômico local. O encontro será realizado das 8h30 às 11h30. Já no horário da tarde, das 14h às 15h, haverá apresentação e experimentação de cosméticos sustentáveis que promovem qualidade de vida.

E no quarto e último dia do Sustentatech, na sexta-feira (9), está programada a oficina “Aproveitamento integral dos alimentos”. Na ocasião, serão apresentadas práticas sustentáveis em cozinhas domésticas e industriais para o aproveitamento total dos alimentos com a elaboração de receitas nutritivas e econômicas. A oficina ocorre das 8h30 às 11h30. Ainda no mesmo dia, das 13h às 16h, o público poderá participar de uma experiência com óculos virtual tendo como tema a sustentabilidade.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *