#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Recife celebra Hermilo Borba Filho e Osman Lins

17ª edição da Semana Hermilo terá encenações, leituras comentadas e oficinas literárias, de terça a domingo

Autor, encenador, professor, crítico, diretor e ensaísta. Ricas e diversas são as facetas de Hermilo Borba Filho (1917-1976). Para celebrar a vida e a produção do artista pernambucano, nascido na cidade de Palmares, a Prefeitura do Recife apresenta a 17ª edição da Semana Hermilo. Este ano, o evento também homenageia o escritor Osman Lins, grande afeto literário de Borba Filho.

A abertura oficial ocorreu no dia 8 de julho, a programação será retomada nesta terça (23) e vai até 28 (domingo), no Teatro Hermilo Borba Filho. As atividades são gratuitas e incluem realização de oficinas, leituras comentadas e exibição de espetáculos. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, localizado no Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife.

As oficinas de literatura serão ministradas por Lourival Holanda, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), ensaísta, crítico literário e professor da Pós-Graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para mais informações e inscrições: (81) 3355-3319 ou 3355-3321.

A amizade entre Hermilo e Osman Lins

Ao longo de muitos anos, Hermilo Borba Filho e Osman Lins foram cúmplices na escrita, trocando ideias, críticas, sugestões e principalmente cartas, que foram reunidas e serão publicadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em agosto.

Os dois também compartilhavam estilo literário semelhante, povoado por uma multidão de vizinhos, amores, parentes e serpentes, tipos dos mais diversos que buscavam nas encruzilhadas ora da vida, ora da imaginação. Osman se manteve próximo a Hermilo até seus derradeiros dias e, numa última coincidência conspiratória da amizade e do destino, morreu num 8 de julho, dia do nascimento de Hermilo.

Sobre Hermilo Borba Filho

Nascido no Engenho Verde, município de Palmares, zona da Mata Sul de Pernambuco, em 8 de julho de 1917,Hermilo formou-se bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Escreveu e publicou sete romances, três livros de contos, duas novelas, doze pesquisas e ensaios e mais de uma dezena de traduções (Tulio Carella, Aretino, Marquês de Sade, Leon Tolstoi, Calderon de La Barca, Jorge Luís Borges, entre outros). Das mais de 23 peças que escreveu, apenas sete foram publicadas em vida. Teve seus textos encenados em todo o Brasil e no exterior, em países como Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Suíça, Holanda, Alemanha, Noruega e até Finlândia. Faleceu no dia 2 de julho 1976, aos 58 anos.

Sobre Osman Lins

Nascido em Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, em 5 de julho de 1924, Osman Lins foi autor de contos, romances, narrativas e peças de teatro. Entre suas obras mais celebradas estão o romance “Avalovara” e a peça “Lisbela e o prisioneiro”, que foi adaptada para a televisão e o cinema. Lins faleceu, em São Paulo, no dia 8 de julho de 1978, aos 54 anos.

PROGRAMAÇÃO 17ª Semana Hermilo

Dia 23 de julho (terça-feira)

19h – Abertura oficial

19h30 – Leitura comentada “A Idade dos Homens”, de Osman Lins, com direção de Carlos Carvalho/Eron Villar e comentários do Prof. Robson Teles

Dia 24 de julho (quarta)

14h às 18h – Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda

19h – Palestra: “Hermilo & Osman: dramaturgias em diálogo.” com o Prof. Dr. Lourival Holanda

Dia 25 de julho (quinta)

14h às 18h – Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda

19h – Leitura comentada “O Ideal e a Glória”, de Osman Lins com direção de Quiercles Santana, comentários de Adriano Portela

Dia 26 de julho (sexta)

14h às 18h – Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda.

19h- Roda de Conversa “Convívio: Osman e Hermilo”

Leda Alves, Letícia Lins, Tarcísio Pereira e Lourival Holanda

Dia 27 de julho (sábado)

20h – Espetáculo Cartas, Coletivo Caverna, vencedora do Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena

Dia 28 de julho (domingo)

20h – Espetáculo “As Cartas”, Coletivo Caverna, vencedor do Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena

 

LogoPrefeitura.png

GABINETE DE IMPRENSA

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *