#ÉFOCONASREDES

rade Turístico do Litoral Norte do Estado realiza ação ecológica em Igarassu

Nas últimas semanas tem chovido forte em todo o Estado de Pernambuco e o Trade Turístico do Litoral Norte do Estado, que representa os empreendedores da região, assim como a Instância Náutica Coroa do Avião, sociedade civil, Catamaran Praia Beach Club, Marina Porto Horizonte, Virtual Bombarco Show e Prefeitura de Igarassu tomaram a iniciativa de realizar em conjunto uma ação de retirada de lixo dos mangues, rios e ilhota da região. A ação acontece nesta quinta-feira (15 de abril), das 10h às 17h. Terá início na Praia de Mangue Seco e seguirá para a ilhota Coroa do Avião, badalado destino turístico que concentra grande número de embarcações.

 

“Em decorrência das chuvas que alagaram várias localidades, muito lixo plástico e outros detritos foram conduzidos aos córregos, mangues e rios. Portanto, devem ser retirados antes que atinjam nossas praias e consequentemente o oceano”, ressalta Patrícia Amélia, secretária de Meio Ambiente e Biodiversidade de Igarassu.

 

A iniciativa contará com agentes de conscientização ambiental, que além de ajudarem na coleta, também atuarão na conscientização dos malefícios à natureza causados pelo lixo plástico, que atinge diretamente a cadeia alimentar dos oceanos, causando a morte de inúmeras espécies, prejudicando a pesca e consequentemente toda a comunidade.

 

A semente desta ação e a conscientização para a preservação dos oceanos foi plantada pela Família Schurmann, através dos velejadores Heloísa e Vilfredo Schurmann, que estiveram na Coroa do Avião em 2017. Eles são defensores da campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que apoia globalmente a próxima expedição dos velejadores, a “Voz dos Oceanos”, uma iniciativa de conscientização ambiental que busca soluções para reverter esse cenário​.

 

“A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são despejados em nossos oceanos. De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, no atual índice de poluição, haverá mais plásticos do que peixes, em peso, no oceano até 2050. Não podemos ficar inertes diante desses números assustadores. Todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte, diminuindo o uso de plástico em nossas navegações e no dia a dia em terra também”, ressalta Heloísa Schurmann.

 

“Esperamos recolher cerca de 10 toneladas de lixo plástico e outros detritos em toda a campanha, os quais serão encaminhados para reciclagem”, informa Mauro Brito, responsável pelo Catamaran Praia Beach Club, que tem apoiado todas as iniciativas ambientais na região e desenvolvido o turismo com sustentabilidade.

 

Já nos dias 17 e 18 de abril (sábado e domingo), as ações ambientais no Litoral Norte de Pernambuco, que concentra grande número de marinas e embarcações, seguirão através das associações das marinas, que farão uma campanha de conscientização ambiental direcionada aos proprietários de embarcações, marinheiros, pescadores e comerciantes da região. A campanha “Barco não é lugar de plástico” conscientiza a população com dicas para diminuir o uso do material a bordo das lanchas e embarcações.

 

O resultado de toda essa ação de conscientização ambiental na região também será divulgado no Virtual Bombarco Show, feira on-line de negócios do segmento náutico, que acontece de 16 a 19 de abril. Confira as dicas da campanha “Barco não é lugar

de plástico”:

 

1.Substitua as sacolas plástica por sacolas reutilizáveis quando fizer compras;

2.Evite o consumo de garrafas descartáveis mantendo uma garrafa reutilizável;

3.Leve sempre seu próprio copo;

4.Não embale frutas e verduras em sacos plásticos;

5.Utilize embalagens de vidro para armazenar alimentos;

6.Troque canudos e talheres de plástico por bambu, metal ou papel biodegradável;

7.Não sirva refeições em pratos de plásticos descartáveis;

8.Tenha fósforos a bordo ao invés de isqueiros;

9.Escolha produtos de higiene e beleza sem plástico

Fonte: Combogó Comunicação

Foto: Herick Marques

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *