#ÉFOCOÉNOTICIA ÉFOCONAARTE

Quintal da Dança leva ritmos populares para Museu do Cangaço

Toda terça-feira do mês de agosto vai ser de dança no palco externo do Museu do Cangaço, em Serra Talhada (PE). O projeto Quintal da Dança realiza programação com entrada gratuita

O mês de agosto vai ser de corpo, ritmo e movimento. Danças populares, danças afro e danças tradicionais do Sertão do Pajeú estão na programação do projeto Quintal da Dança da Fundação Cultural Cabras de Lampião. As apresentações vão ser realizadas todas as terças-feiras do mês, sempre a partir das 19h, no palco externo do Museu do Cangaço em Serra Talhada (PE), com entrada gratuita. Vai ter xaxado, toré e capoeira na programação que também será transmitida ao vivo, pelo Youtube, no Canal Cabras de Lampião.

A proposta é valorizar e divulgar os espetáculos de dança produzidos nas cidades do interior de Pernambuco. Nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto, serão exibidos 10 espetáculos, oriundos das cidades de Iguaraci, Afogados da Ingazeira, Tabira e Serra Talhada.

O projeto Quintal da Dança foi idealizado pela Produtora Cultural Branca Sousa, em parceria com o Museu do Cangaço de Serra Talhada, com produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, da Agência Cultural de Produção e Criação e conta com incentivo da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco, através do Edital Funcultura Geral 2018/2019.

MUSEU – O Museu do Cangaço de Serra Talhada, tanto pelo seu acervo musical, quanto pelos eventos realizados no seu palco externo, tem proporcionado nova vitalidade à cena cultural da região, fortalecendo as atividades que têm como foco a construção da memória social do povo sertanejo e as práticas musicais, tendo como ponto de partida a história de Lampião e do Cangaço. Após um longo período com suas atividades paralisadas em virtude da pandemia do novo coronavírus, o espaço cultural vem retomando gradualmente suas atividades e programações.

 

PROGRAMAÇÃO DAS TERÇAs DO QUINTAL DA DANÇA:

 

DIA 03/08/2021 – 19h

Grupo de Xaxado Gilvan Santos

Direção: Gorete Lima

Cidade: Serra Talhada/PE

Cia de Danças Filhos do Sol

Direção: Rodrigo Faustino

Cidade: Iguaraci/PE

 

DIA 10/08/2021  – 19h

 

Grupo de Xaxado Zabelê

Direção: Branca Sousa

Cidade: Serra Talhada/PE

 

Balé Cultural de Afogados

Direção: Kessio Berardinelly

Cidade: Afogados da Ingazeira/PE

DIA 17/08/2021 – 19h

Grupo Resistência das Ruas

Direção: Tiago Gomes

Cidade: Serra Talhada/PE

Grupo Cultural Andarilhos

Direção: Mateus Lopes e Everton José de Sousa

Cidade: Tabira/PE

DIA 24/08/2021 – 9h

Grupo de Danças Mulher Rendeira

Direção: Diego Adones

Cidade: Serra Talhada/PE

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

Direção: Cleonice Maria

Cidade: Serra Talhada/PE

DIA 31/08/2021 – 19h

Dança Toré da Jurema Encantada

Comunidade Quilombola do Catolé

Cidade: Serra Talhada/PE

Grupo de Capoeira Muzenza

Coordenação: Mestre Suco

Cidade: Serra Talhada/PE

 

Por: Valeska Araújo

Crédito das fotos: Sebastião Costa

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *