A cada R$ 1 investido pela Natura em créditos de carbono são gerados R$ 31 em benefícios para a sociedade
Diante dos riscos impostos pelo aquecimento global ao meio ambiente e à sociedade, a Natura assumiu, em 2007, o compromisso de ser uma empresa Carbono Neutro, com a implementação de um programa que permeia toda a sua cadeia produtiva, da extração das matérias-primas ao descarte final das embalagens após o uso. Desde então, 38 projetos de compensação foram apoiados pela Natura, sendo que desses 32 estão no Brasil e outros 6 na América Latina.
Quando uma empresa toma a decisão de neutralizar suas emissões, além de mitigar o impacto de sua atuação para as mudanças climáticas, ela fomenta ações de desenvolvimento sustentável com benefícios sociais e ambientais para as comunidades envolvidas, por meio da geração de empregos, capacitação, transferência de tecnologia e fortalecimento da economia local, por exemplo.
Com o objetivo de tornar esse impacto positivo mais claro e avançar em sua gestão, a Natura avaliou o retorno social e ambiental de cada projeto apoiado pelo Programa Carbono Neutro, a partir de uma metodologia internacionalmente reconhecida. O “Social Return on Investment” (SROI, ou Retorno Social sobre o Investimento) que mensura em valores monetários como as mudanças geradas pelos projetos impactam a vida das comunidades.
No total, os projetos de compensação de carbono apoiados pela Natura desde o início do programa, há mais de uma década, superam R$ 1,6 bilhão em benefícios socioambientais, além de terem compensado mais de 3,4 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente. Isso significa que, de cada R$ 1 investido pela Natura nos projetos, R$ 31 são gerados em benefícios para a sociedade. O cálculo considera os pagamentos pelos créditos de carbono realizados pela empresa, e não os custos totais de cada tipo de projeto, como o custo do terreno no caso de projetos de recuperação florestal.
Esse resultado contempla os aspectos de saúde humana, desenvolvimento comunitário, serviços ecossistêmicos e mudanças climáticas e para cada tema avaliado foi realizado o mapeamento dos impactos causados, identificando e quantificando as mudanças geradas. “Ao selecionar projetos, buscamos neutralizar nossas emissões de gases de efeito estufa com ações que também tenham impacto social, com geração de empregos e movimentação da economia local. Essa perspectiva norteia nossa Visão de Sustentabilidade 2050, na qual estabelecemos como meta zerar as emissões, porque acreditamos que só teremos valor no futuro se formos uma empresa geradora de impacto positivo. Acreditamos que esse esforço deve ser de todos: governos, empresas e a sociedade”, afirma Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura.
Em um balanço das emissões de carbono e os cobenefícios gerados, temos um resultado líquido positivo de R$ 829 milhões no acumulado entre 2007 e 2018.
Apenas no programa Fogões Ecoeficientes, iniciado em 2008 na Bahia, o benefício total para a sociedade superou R$ 268 milhões, com uma economia de 18 horas semanais na coleta de lenha para as 10,7 mil famílias beneficiadas pelo programa.
Realizado em parceria com o Instituto Perene, o projeto Fogões Eficientes tem o objetivo de transformar a realidade de quem usa fogões rudimentares, a lenha, para cozinhar. Os fogões eficientes são pensados para produzirem o máximo de calor com a menor quantidade de lenha, não deixando assim que a fumaça se alastre no ambiente das casas e no pulmão das famílias que o utilizam.
Parte dos custos dos fogões são pagos pela família beneficiada e o restante é financiado pela Natura, em parceria com o Instituto Perene. Em um projeto semelhante, a Natura apoiou a instalação de 4.467 fogões (do total de cerca de 17 mil unidades) no México.
Veja abaixo o resultado de outros projetos de compensação apoiados pela Natura:
Para saber mais sobre o Programa Carbono Neutro, acesse:
https://www.natura.com.br/carbono-neutro
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, pelo Rede Natura, por meio do app, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.