#ÉFOCONASREDES

Projeto social ensina programação a alunos do Pilar

Iniciativa do Porto Digital apoiada pelo Instituto MRV está ensinando programação a 30 estudantes. Propor soluções possíveis para o desenvolvimento e bem-estar da própria comunidade é o principal desafio

 

Com inovações diárias e contratação aquecida, o mercado de tecnologia segue em evidência no Brasil. Até 2025, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o país deve sentir demanda por aproximadamente 800 mil profissionais de áreas relacionadas à tecnologia.

 

E para permitir que jovens do Recife desenvolvam esses conhecimentos, o Porto Digital, em parceria com o Instituto MRV, braço social da MRV&CO, por meio do “Educar para Transformar”, realiza o “Juventude Code”, clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é ensinar esse conteúdo a estudantes a partir de vivências e necessidades reais.

 

“O mercado de tecnologia aponta para um futuro promissor, não só no Brasil, como em diversos países. E a educação de qualidade dá para esses jovens a oportunidade de mudarem sua própria realidade, e a de sua comunidade”, afirma Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV. “E para que o projeto tenha ainda mais impacto, o foco é sempre na comunidade local, como ocorreu com todos projetos apoiados pelo Educar”, completa Blenda.

 

O Juventude Code, iniciado em 2022, está reunindo 30 adolescentes nesta terceira turma da iniciativa. São alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, localizada na comunidade do Pilar, no Centro do Recife, área-polo da tecnologia na capital pernambucana. Até o mês de junho, os estudantes passarão por uma imersão na cultura digital com o objetivo de transformar ideias sociais em projetos prototipados que beneficiem a região.

Esse desenvolvimento é resultado das aulas de programação, oficinas, mentorias, palestras e orientações, divididos em aproximadamente três aulas por semana, que ocorrerão no laboratório do Porto Digital. O parque tecnológico testemunha a evolução da turma que, ao final de cada semestre, participa do “Hackthon”, dia de apresentação dos projetos a uma banca especializada, formada por professores, empreendedores e empresários.

 

Em 2022, primeiro ano de execução do Juventude Code, foram 60 estudantes formados e seis projetos apresentados: formação profissionalizante; alfabetização de jovens e idosos; criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região; área de convivência; formações de curta duração; e um negócio de reciclagem como forma de geração de trabalho e renda.

“O Juventude Code une duas coisas que acreditamos muito: educação e responsabilidade social. Promover processos de aprendizagem prática com resolução de problemas sociais e direcionar essa força inovadora para a Comunidade do Pilar, tem ajudado a transformar um pouco realidade desta população”, diz Marcela Valença, superintendente de Formação do Porto Digital.

Além do trabalho desenvolvido com os jovens, o Juventude amplia sua atuação com os professores da Escola Técnica Estadual. Desde o início do projeto, em 2022, 18 deles foram capacitados e levaram para sala de aula conteúdos que tenham o atravessamento da programação.

 

Apoio – O “Educar para Transformar” é um chamamento público do Instituto MRV de apoio a projetos que impactam positivamente a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáticas sociais e promover transformação nos mais diversos contextos. Realizado desde 2016, já apoiou 51 projetos que impactaram mais de 210 mil pessoas direta e indiretamente em todo o Brasil.

 

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, eleito, por três vezes, o melhor parque tecnológico do País pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Instalado na área central do Recife, o polo abriga mais de 350 empresas, com quase 15 mil profissionais e empreendedores e faturamento anual de cerca de R$ 3,67 bilhões em 2021 com foco em produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa.

 

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos. Saiba mais em institutomrv.com.br.

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *