O Programa de Desenvolvimento Local (DEL) Turismo, iniciativa do Senac Pernambuco lançada em novembro de 2023, já colhe frutos da sua atuação. O arquipélago de Fernando de Noronha, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, recebeu a certificação Padrão Destinos Verdes, da Green Destinations, na categoria bronze, em evento realizado nessa quarta-feira (6) em Berlim, na Alemanha.
A conquista da certificação coloca Noronha entre os destaques mundiais na categoria, consolidando o arquipélago como referência global em práticas sustentáveis no setor turístico. Além de Noronha, os municípios potiguares de Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, que também participam do DEL e recebem consultoria do Senac RN, ganharam a certificação. A entrega ocorreu na ITB Berlin, considerada a maior feira de turismo do mundo.
A certificação Padrão Destinos Verdes é concedida pela Green Destinations, uma fundação holandesa vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável). A entidade reúne especialistas em turismo sustentável do mundo todo e certifica destinos turísticos que se destacam na gestão e administração de seu patrimônio, ambiente, clima e na qualidade da oferta turística.
O reconhecimento internacional de Fernando de Noronha, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso é resultado do trabalho conjunto desenvolvido no âmbito do Programa DEL, executado pelo Sistema Fecomércio RN e PE através do Senac. A iniciativa visa fortalecer o turismo local de forma sustentável e de longo prazo, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas.
“Essa certificação coloca os três destinos em destaque no cenário global e serve como exemplo para outras regiões que buscam fortalecer o turismo de forma responsável e duradoura. Estamos orgulhosos do trabalho realizado por nossas equipes, através do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) Turismo, e dos resultados positivos que estamos alcançando juntos”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que recebeu o prêmio juntamente com Diogo Beltrão, diretor de Projetos Estratégicos da Empetur.
INOVAÇÃO – Pernambuco é o segundo Estado do Nordeste a implementar a metodologia inovadora do Instituto DEL, que une atores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento do turismo local. Além de Fernando de Noronha, a iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE também beneficia os municípios de Tamandaré e Sirinhaém, no Litoral Sul pernambucano.