A ação é realizada pela empresa EcoDisinfect através da tecnologia inovadora Fog In Place (FIP), uma das mais avançadas do mundo
Com o objetivo de demonstrar apoio aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do Covid-19, a EcoDisinfect, empresa de tecnologia em desinfecção, realiza a campanha Juntos Contra a Segunda Onda. Entre a segunda-feira (23) e sexta-feira (27), das 8h às 17h, a empresa oferecerá a desinfecção gratuita dos veículos dos profissionais de saúde. “Esta ação é uma forma de agradecer a aqueles que têm dedicado suas vidas a recuperação cura dos pacientes acometidos pelo Covid. Além disso, queremos conscientizar a população sobre a necessidade de adoção de novos hábitos e cuidados com a higiene tanto dos veículos como dos ambientes” afirma a diretora da EcoDisinfect, Denize Moraes.
A ação acontece nos estacionamentos dos hospitais Hope, Memorial São José e no estacionamento Sanpark da Avenida Agamenon Magalhães, ao lado agência do Banco Bradesco. Para desinfectar o veículo, o profissional de saúde deve apresentar sua credencial. A médica intensivista Karina Monteiro, já utilizou e aprovou o serviço. “Tenho feito semanalmente a desinfecção do meu carro e acredito ser um recurso seguro sobretudo para nós que estamos diariamente expostos aos riscos causados por essa pandemia. É uma forma de cuidar da nossa saúde e da nossa família” afirma.
A EcoDisinfect utiliza com exclusividade em Pernambuco a tecnologia inovadora e patenteada Fog In Place (FIP), uma das mais avançadas do mundo. “O processo garante 100% de contato do sanitizante em todo o ambiente, eliminando risco de contaminação cruzada tornando-o bio-seguro” explica a diretora da EcoDisinfect, Denize Moraes.
A solução, efetiva contra o Coronavírus, aprovada pela Anvisa, é ideal não só para este momento de pandemia, mas também para eliminação de outros microorganismos, como fungos e bactérias inerentes para todos os tipos de ambientes, principalmente consultórios dentários, médicos e laboratórios de análises clínicas. De acordo com a diretora, a FIP fragmenta uma solução desinfetante em bilhões de partículas que ficam em suspensão aérea, como um gás para em seguida formar uma película protetora por todo o ambiente. As partículas atingem superfícies de difícil acesso sem necessitar de interferência humana.
Além da grande capacidade de desinfecção e alta proteção oferecida pela FIP, tecnologia reduz drasticamente o consumo de água, energia e produto sanitizante, podendo alcançar 99% de economia em comparação aos métodos tradicionais. “Fazemos uso de uma das tecnologias mais avançadas. A desinfecção ocorre sem a interferência humana, possibilitando um risco menor de falhas e sem comprometer a eficiência do método” afirma.
Estudos mostram que em procedimentos tradicionais de sanitização, em torno de 40% dos espaços permanecem contaminados. Com as nanopartículas da FIP, todas as superfícies, mesmo as de mais difícil acesso, são desinfectadas. Através do equipamento, uma névoa não tóxica composta por uma solução sanitizante é distribuída por todo o local. Logo após a processo o espaço já pode ser utilizado com segurança.
O procedimento de desinfecção dura cerca de 10 minutos, pode ser utilizado em qualquer tipo de veículo e ambiente. Além disso todos os itens no ambiente ou superfície em contato com a solução são desinfectados. A solução não produz umidade, não danifica papeis ou eletrônicos, mas forma uma película protetora que garante máxima eficiência por 72h e residual por até 15 dias. Sua formulação eco-friendly é biodegradável, não tóxica, não alérgica e não corrosiva.
FIP- A tecnologia Fog In Place foi usada pela primeira vez na limpeza de uma fábrica de suco de laranja, na qual os tanques, que antes demandavam 4 milhões de litros de água na limpeza, puderam ser desinfectados de forma eficiente com apenas 40 litros de água. A partir daí, passou a desinfectar ambientes de empresas de proteína animal, pois as companhias procuravam evitar contaminações que afetassem o tempo de prateleira dos alimentos. Atualmente, a tecnologia é utilizada em empresas de diferentes setores, garantindo uma descontaminação completa e eficiente que atende a rígidos protocolos de biossegurança. A FIP ficou conhecida internacionalmente após atuar na desinfecção do Hotel H10 Costa Adeje Palace, em Tenerife, nas ilhas Canárias espanholas, onde mil pessoas ficaram em quarentena após a identificação do primeiro caso de Covid-19 na Espanha.
Mariana Layme
Créditos das fotos: Layme Comunicação