#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Professor da UNIFG conquista selo da Unesco com projeto social em escola

Os três anos que formam o Ensino Médio marcam o período final da vida escolar de muitos adolescentes que se aproximam da vida adulta. É mirando justamente esse importante período formativo que o professor Ricardo Francisco criou o projeto Sala de Empreendedorismo e Responsabilidade Ambiental e Social (Seras), na Escola de Referência de Ensino Médio Poeta Mauro Mota. A iniciativa vem transformando a vida dos estudantes e tem inclusive chamado atenção internacional: a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) concedeu à escola um selo de qualificação por conta dos trabalhos desenvolvidos.

“O Seras funciona como um laboratório de invenções junto ao público de Ensino Médio da escola”, afirma o professor Ricardo Francisco sobre o projeto criado em parceria com Junior Achievement Pernambuco (Jape), ONG voltada para conquistas da população jovem. O projeto é supervisionado pelo professor e elaborado por 30 estudantes do Ensino Médio que têm a missão de desenvolver uma empresa, passando por todas as etapas do desenvolvimento de um negócio, tais como concepção, organização, criação de produtos, controle de qualidade, divulgação e comercialização.

Este ano os estudantes criaram a NF Artes, empresa que cria e vende gravuras em madeiras de pallet. Na Seras, onde o projeto é desenvolvido, os móveis e os materiais utilizados pelos alunos são reaproveitados. “A sala foi toda montada por meio da recuperação de objetos”, afirma o professor Ricardo Francisco. “Criamos um ambiente focado em sustentabilidade que funciona para inspirar os estudantes.” Os esforços dos jovens empreendedores já vêm demonstrando resultados, como a conquista do selo da Unesco. De acordo com o professor, a obtenção do selo “coloca a escola em contato com mais de 500 instituições de ensino a nível nacional e internacional”. O objetivo, segundo Ricardo, é formar parcerias com essas outras escolas para possibilitar a troca de conhecimento. Os estudantes também tiveram a oportunidade de comercializar os produtos da empresa no shopping RioMar numa feira que aconteceu em setembro deste ano.

Na mesma escola, Ricardo Francisco também desenvolve um projeto com os alunos do 3º ano do Ensino Médio focado em empregabilidade. São realizados minicursos e oficinas sobre temas como elaboração de currículo, orientações de comportamento em entrevistas de emprego e relacionamento interpessoal. “Essas ações contribuem para que o jovem chegue mais preparado no mercado de trabalho, após terminar o colégio”, afirma. Além do professor, participam das aulas estudantes do curso de Recursos Humanos do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), onde Ricardo Francisco também leciona.

Por: Pedro Maximino – Dupla Comunicação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *