O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou, na tarde desta segunda-feira (3), a criação da Carteira de Identificação para a pessoa com autismo, que garante a gratuidade no transporte público municipal para os autistas e seus acompanhantes, além de acesso prioritário aos serviços públicos e privados. O anúncio aconteceu após Caminhada de Conscientização pelo TEA, que reuniu centenas de pessoas com o transtorno e familiares, no Parque da Cidade, em Prazeres.
“A Carteira de Identificação da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo é muito importante. Com ela, será prioridade o acesso aos serviços públicos e privados e nosso cadastro ajudará no mapeamento dos cidadãos com autismo para realizarmos políticas públicas mais eficazes. Políticas que vão ajudar, também, as mães de crianças e jovens com autismo de nosso município”, declarou Mano. “Sabemos que temos muito a fazer ainda. E junto vamos avançar muito mais”, disse o gestor.
As crianças e adolescentes se divertiram com muita música e brincadeiras, juntamente com suas famílias, durante a tarde no parque. Houve ainda distribuição de algodão doce e pipoca. A dona de casa Juliana Barbosa levou seu filho Pedro Lucas, de 6 anos, para a caminhada. Ela relatou que seu filho evoluiu bastante depois que passou a frequentar o projeto Cão Terapia, serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Jaboatão, no Parque da Cidade.
“Ele melhorou na interação com outras pessoas e evoluiu na sua fala. Esse projeto está ajudando muito na reabilitação do meu filho. Ele até me pediu para adotar um cão. Sou muito grata ao Cão Terapia”, comentou Juliana, reforçando que isso também teve efeito sobre a família. “Melhorei da depressão e ansiedade”, contou.
NAT
Pela manhã, foi inaugurado o Núcleo de Atenção Terapêutica, no Lote 92, Jaboatão Centro, com atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes com autismo. A programação da Prefeitura do Jaboatão continua, nesta terça-feira (4), com ações promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, no sentido de sensibilizar as pessoas sobre a importância de interagir socialmente com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.