Prefeitura do Jaboatão ganha primeiro Ambulatório de Ensino e Serviços do Nordeste

Prefeitura do Jaboatão ganha primeiro Ambulatório de Ensino e Serviços do Nordeste

Unidade Acadêmica e de Saúde foi construída com recursos do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) firmado entre a Afya Faculdade de Ciências Médicas e a Secretaria de Saúde do Município do Jaboatão dos Guararapes, pela qual será gerida

Recife 20 de fevereiro de 2024 – O município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, recebe o primeiro Ambulatório Especializado em Ensino e Serviços (AEES) do Nordeste. Custeado pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), realizado entre a Afya Faculdade de Ciências Médicas e a Secretaria de Saúde do Município, a unidade de saúde será referência na Região para o atendimento ambulatorial, via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), à população. A inauguração acontece nesta terça-feira, 20 de fevereiro, às 17h.

Localizado no bairro de Prazeres, o AEES foi construído como compromisso de contrapartida da Afya ao município de Jaboatão, dentro do edital da instituição de ensino com o Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. O PMM tem como objetivo levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação médica, buscando, assim, resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, como também criando condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

 

Dentro desse princípio do PMM, a faculdade Afya é a responsável pela formação e qualificação de médicos vinculados ao programa federal, em Jaboatão dos Guararapes. Para o AEES, foram destinado R$ 12 milhões em recursos do COAPES, aplicados da construção civil à estrutura de equipamentos. O terreno foi uma doação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. “O ambulatório é uma inovação, pois é de assistência médica e acadêmico na assistência ao município. Então, além dos serviços ofertados à população via SUS, o ambulatório também será um espaço para desenvolvermos atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Vanessa Piasson, diretora-geral da Afya Jaboatão.

O ambulatório funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h, tendo à disposição 15 médicos por turno. Para cada médico, um grupo de até seis estudantes, a partir do 5º período do curso de medicina da Afya, acompanhará os atendimentos. A previsão é que sejam realizados 1.370 atendimentos por mês no ambulatório, que vai ofertar, inicialmente, consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia. Posteriormente, deverão ser implantados serviços de raios-x, ultrassonografia e atendimento de farmácia.

“Além dos atendimentos em nível ambulatorial, o AEES também conta com auditório e salas de estudo, proporcionando um ambiente rico para o estudante se desenvolver e se aperfeiçoar enquanto profissional. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a assistência, gestão e educação, que são diretrizes curriculares da medicina. Também terão a oportunidade de desenvolver projetos e atividades extracurriculares”, ressalta a secretária de Saúde Zelma Pessôa.

“A gente está trazendo para o AEES especialidades que possuem alta demanda no município. Então, a partir desses atendimentos, vamos diminuir as filas de espera que existem nessas especialidades, ampliando a cobertura de saúde da população”, destaca o prefeito Mano Medeiros. Além disto, “vamos levar mais experiência prática para os trabalhos acadêmicos e científicos da Afya”, aponta Vanessa Piasson.

Assim como acontece na regulação para atendimento em especialidades no SUS, os atendimentos no AEES Jaboatão acontecem a partir do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde, com a marcação das consultas ou exames de forma regulada e acompanhada através do aplicativo DE OLHO NA CONSULTA, da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes. “A gestão dos encaminhamentos para atendimento será todo de responsabilidade da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ampliando a oferta de consultas especializadas com um novo modelo de cuidado e atenção”, ressalta Mano Medeiros.

ESPORTES

Além do ambulatório, foi possível destinar contrapartidas para a requalificação do campo de futebol que já era utilizado para escolinhas pela comunidade, e que fica instalado no mesmo terreno onde foi construído o AEES. “Não poderíamos tirar isso da comunidade, até porque o tipo de atividade exercida no campo também é uma atividade de promoção e cuidado da saúde”, afirma a diretora-geral da Afya Jaboatão.

 

SOBRE O COPAES JABOATÃO

O município do Jaboatão dos Guararapes foi pioneiro na implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) no Estado, em 2017, estratégia hoje premiada pelo seu pioneirismo e seus excelentes resultados com investimentos contínuos na construção coletiva de uma Rede SUS Escola. Junto com as instituições de ensino, trabalhadores da rede municipal e controle social, no intuito de formar o profissional dentro dos cenários reais do mundo do trabalho trazendo impactos significativos à saúde da população.

 

SOBRE A AFYA

A Afya, maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, é líder no ensino de medicina no Brasil e atualmente possui 3.163 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e 15 unidades de pós-graduação e educação continuada na área médica e de saúde, cobrindo todas as regiões do Brasil.

 

Única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, a Afya é

pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. A empresa inova no mercado a partir de 2020, com a construção de um portfólio robusto e diversificado que facilita o dia a dia da prática clínica com soluções como o Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.

 

Atualmente, um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital da Afya. São quase 300 mil usuários ativos impactando a vida de milhões de brasileiros ao ano por meio de atendimentos com suporte da tecnologia. Se cada um deles atender, em média, 5 pacientes por dia, 20 dias no mês, são 360 milhões de pacientes atendidos.

 

Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, o propósito da Afya é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como

vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de

medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).

 

Em julho de 2019, a Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq. A bolsa americana foi escolhida pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio medicina & educação & saúde. Mais informações em www.jaboatao.afya.com.br e ir.afya.com.br.

SERVIÇO:

Inauguração AEES Jaboatão

Data: 20/02/2024

Endereço: Rua Palácio da Batalha, 88, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

Afya Faculdade de Ciências Médicas

Matheus de BrittoPMJG (6)

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Jadson d'Pádua

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Um comentário em “Prefeitura do Jaboatão ganha primeiro Ambulatório de Ensino e Serviços do Nordeste

  1. Hi, Neat post. There is a problem with your site in internet explorer, could test this? IE still is the marketplace leader and a large section of people will pass over your wonderful writing because of this problem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *