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Pesquisa Qualidade dos Serviços Públicos – 10 capitais – Resultado: Recife

SOBRECARGA DE SERVIÇOS PÚBLICOS APÓS CRISES, DESORGANIZAÇÃO DA SAÚDE EM NÍVEL FEDERAL E MUDANÇAS NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IMPACTAM RESULTADO DE PESQUISA SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS NA CAPITAL DE PERNAMBUCO

“O excesso de demanda nos serviços públicos nos últimos anos devido a crises, mudança no Ministério da Educação, e a falta de organização da saúde em nível federal no último governo, afetaram a oferta de serviços pelos municípios e ajudam a explicar a avaliação mais crítica dos cidadãos, captada pela pesquisa. Nos últimos anos, a falta de crescimento econômico e a crise sanitária da COVID-19 levaram a um aumento na demanda e frequência de utilização dos serviços públicos. São mais pessoas cancelando planos de saúde e utilizando o SUS ou benefícios de proteção social, por exemplo. É importante lembrar que o maior contingente de usuários de serviços públicos são as classes C-D-E. Cidadãos mais informados, uma realidade hoje, também costumam ser mais críticos.”

A análise acima é de autoria do cientista político Sergio Andrade, cientista político e diretor da Agenda Pública (https://agendapublica.org.br/), ONG responsável pela “Pesquisa Nacional: Qualidade dos Serviços

O Acesso à pesquisa completa pode ser feito pelo link: www.gestaopublica.org.br

 

Abaixo, um quadro de todas as questões. Os números apresentados sobre cada questão são os 3 com as maiores porcentagens na resposta

Qual é o maior problema do seu município hoje?

39% Violência

18% Saúde

14% Desemprego

 

Comparado com o ano passado, viver no seu município hoje está:

33% Nem melhor, nem pior

29% Melhor

36% Pior

 

Em uma palavra, como você define os serviços públicos oferecidos pela prefeitura do seu município?

10,4% Ruins

12,3% Razoável

9,7% Precário

 

Avaliação sobre resolução de problemas que dependem da prefeitura:

Quando você precisou resolver algum problema que dependia da prefeitura (ex: exame, alvará, matrícula, pagamento de taxas, etc.), você julga que este assunto foi resolvido satisfatoriamente?

47% Não

33% Sim

19% Não sei / Não lembro

 

Qual deveria ser a prioridade número 1 da prefeitura do seu município para melhoria do serviço público prestado?

21% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde

17% Geração de empregos

13% Melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas municipais

 

Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Primeira resposta

16% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde

11% Geração de empregos

15% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde

 

Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Segunda resposta

14% Geração de empregos

12% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde

12% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde

 

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à saúde pública:

Disponibilidade de medicamentos

58% Insatisfeito

28% Nem satisfeito, nem insatisfeito

14% Satisfeito

 

Disponibilidade de médicos(as)

65% Insatisfeito

25% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

 

Tempo de espera para a realização de consultas

75% Insatisfeito

16% Nem satisfeito, nem insatisfeito

10% Satisfeito

 

Tempo de espera para a realização de exames

75% Insatisfeito

16% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

 

Quantidade de hospitais municipais no município

61% Insatisfeito

27 % Nem satisfeito, nem insatisfeito

11% Satisfeito

 

Higiene das unidades de saúde/ambientes hospitalares

54% Insatisfeito

29% Nem satisfeito, nem insatisfeito

16% Satisfeito

 

Qualidade da infraestrutura das unidades de saúde/ambientes hospitalares

70 % Insatisfeito

23% Nem satisfeito, nem insatisfeito

7% Satisfeito

 

Desempenho de médicos e enfermeiros ou outros profissionais de saúde nas unidades de saúde/ambientes hospitalares

46% Insatisfeito

31% Nem satisfeito, nem insatisfeito

24% Satisfeito

 

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação ao transporte

Qualidade do asfalto em meu município

71% Insatisfeito

21% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

 

Tempo de espera para tomar um ônibus/trem/metrô

76% Insatisfeito

19% Nem satisfeito, nem insatisfeito

5% Satisfeito

 

Preço das passagens de transporte público

78% Insatisfeito

16% Nem satisfeito, nem insatisfeito

6% Satisfeito

 

Trânsito

80% Insatisfeito

15% Nem satisfeito, nem insatisfeito

5% Satisfeito

 

Higiene dos ônibus/metrô/trens

67% Insatisfeito

21% Nem satisfeito, nem insatisfeito

11% Satisfeito

 

Sinalização de trânsito (placas, faixas de pedestre, sinaleiros, etc)

54% Insatisfeito

24% Nem satisfeito, nem insatisfeito

12% Satisfeito

 

Poluição sonora ou atmosférica (gases) geradas

74% Insatisfeito

18% Nem satisfeito, nem insatisfeito

7% Satisfeito

 

Quantidade/ qualidade de ciclovias

50% Insatisfeito

28% Nem satisfeito, nem insatisfeito

22% Satisfeito

 

Desempenho de condutores, motoristas e de outros profissionais da rede de transportes

52% Insatisfeito

29% Nem satisfeito, nem insatisfeito

20% Satisfeito

 

 

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à geração de emprego

Apoio da sua prefeitura aos empreendedores

65% Insatisfeito

22% Nem satisfeito, nem insatisfeito

13% Satisfeito

 

Impostos municipais para empreendedores e empresas

62% Insatisfeito

30% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

 

Geração de renda e de empregos

71% Insatisfeito

19% Nem satisfeito, nem insatisfeito

9% Satisfeito

 

Programas de inovação, incubação ou aceleração de empresas

63% Insatisfeito

25% Nem satisfeito, nem insatisfeito

13% Satisfeito

 

Programas para inserção de jovens, pessoas mais velhas ou em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

62% Insatisfeito

25% Nem satisfeito, nem insatisfeito

12% Satisfeito

 

Desempenho de profissionais que atuam em postos de atendimento rápido (Poupatempo, Vap-Vupt, etc)

50% Insatisfeito

37% Nem satisfeito, nem insatisfeito

12% Satisfeito

 

Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à educação

Qualidade da infraestrutura das escolas municipais

58% Insatisfeito

31% Nem satisfeito, nem insatisfeito

11% Satisfeito

 

Qualidade do conteúdo aplicado na rede municipal de educação

61% Insatisfeito

25% Nem satisfeito, nem insatisfeito

15 % Satisfeito

 

Qualidade do ensino na rede municipal

61% Insatisfeito

26% Nem satisfeito, nem insatisfeito

13% Satisfeito

 

Desempenho dos professores e demais profissionais do ensino

47% Insatisfeito

29% Nem satisfeito, nem insatisfeito

24% Satisfeito

 

Quantidade de escolas municipais

52% Insatisfeito

28% Nem satisfeito, nem insatisfeito

20% Satisfeito

 

Quantidade de creches municipais

58% Insatisfeito

30% Nem satisfeito, nem insatisfeito

12% Satisfeito

 

Sensações ao requerer um serviço público municipal

Pensando em todas as vezes em que você teve que requerer um serviço público municipal, quais das seguintes sensações descrevem o que você sentiu ao solicitar/realizar o(s) serviço(s)?

44% Frustração

38% Insegurança

36% Raiva

 

“A pesquisa é um bom termômetro da aprovação da administração, mas principalmente para saber se os serviços estão funcionando bem. Para melhorar a avaliação, é recomendável que os municípios realizem avaliações mais frequentes, como recomenda a Lei 13.460/2017, o Código de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos, que deve ser implementado por todas as instâncias de governo e também pelo Legislativo e Judiciário.”

 

Sobre a pesquisa: Foram ouvidos os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Belém, Goiânia, Belo Horizonte, Manaus e Fortaleza, além da cidade de Recife. O levantamento ocorreu entre 28 de setembro e 1º de outubro por meio de 3.024 entrevistas. A pesquisa foi feita com uma amostra por meio de cotas variáveis, que distribuiu a população conforme os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2023 e do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Solicitação de entrevista com Sergio Andrade, cientista político e diretor da ONG Agenda Pública. Aurea Figueira: (11) 98579-2035/ Fábio Galiotto: (43) 98455-1157

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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