SOBRECARGA DE SERVIÇOS PÚBLICOS APÓS CRISES, DESORGANIZAÇÃO DA SAÚDE EM NÍVEL FEDERAL E MUDANÇAS NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IMPACTAM RESULTADO DE PESQUISA SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS NA CAPITAL DE PERNAMBUCO
“O excesso de demanda nos serviços públicos nos últimos anos devido a crises, mudança no Ministério da Educação, e a falta de organização da saúde em nível federal no último governo, afetaram a oferta de serviços pelos municípios e ajudam a explicar a avaliação mais crítica dos cidadãos, captada pela pesquisa. Nos últimos anos, a falta de crescimento econômico e a crise sanitária da COVID-19 levaram a um aumento na demanda e frequência de utilização dos serviços públicos. São mais pessoas cancelando planos de saúde e utilizando o SUS ou benefícios de proteção social, por exemplo. É importante lembrar que o maior contingente de usuários de serviços públicos são as classes C-D-E. Cidadãos mais informados, uma realidade hoje, também costumam ser mais críticos.”
A análise acima é de autoria do cientista político Sergio Andrade, cientista político e diretor da Agenda Pública (https://agendapublica.org.br/
O Acesso à pesquisa completa pode ser feito pelo link: www.gestaopublica.org.br
Abaixo, um quadro de todas as questões. Os números apresentados sobre cada questão são os 3 com as maiores porcentagens na resposta
Qual é o maior problema do seu município hoje?
39% Violência
18% Saúde
14% Desemprego
Comparado com o ano passado, viver no seu município hoje está:
33% Nem melhor, nem pior
29% Melhor
36% Pior
Em uma palavra, como você define os serviços públicos oferecidos pela prefeitura do seu município?
10,4% Ruins
12,3% Razoável
9,7% Precário
Avaliação sobre resolução de problemas que dependem da prefeitura:
Quando você precisou resolver algum problema que dependia da prefeitura (ex: exame, alvará, matrícula, pagamento de taxas, etc.), você julga que este assunto foi resolvido satisfatoriamente?
47% Não
33% Sim
19% Não sei / Não lembro
Qual deveria ser a prioridade número 1 da prefeitura do seu município para melhoria do serviço público prestado?
21% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde
17% Geração de empregos
13% Melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas municipais
Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Primeira resposta
16% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde
11% Geração de empregos
15% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde
Qual das prioridades apresentadas você considera como a mais importante/prioritária – Segunda resposta
14% Geração de empregos
12% Diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde
12% Aumentar o número de médicos e profissionais de saúde nos postos de saúde
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à saúde pública:
Disponibilidade de medicamentos
58% Insatisfeito
28% Nem satisfeito, nem insatisfeito
14% Satisfeito
Disponibilidade de médicos(as)
65% Insatisfeito
25% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Tempo de espera para a realização de consultas
75% Insatisfeito
16% Nem satisfeito, nem insatisfeito
10% Satisfeito
Tempo de espera para a realização de exames
75% Insatisfeito
16% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Quantidade de hospitais municipais no município
61% Insatisfeito
27 % Nem satisfeito, nem insatisfeito
11% Satisfeito
Higiene das unidades de saúde/ambientes hospitalares
54% Insatisfeito
29% Nem satisfeito, nem insatisfeito
16% Satisfeito
Qualidade da infraestrutura das unidades de saúde/ambientes hospitalares
70 % Insatisfeito
23% Nem satisfeito, nem insatisfeito
7% Satisfeito
Desempenho de médicos e enfermeiros ou outros profissionais de saúde nas unidades de saúde/ambientes hospitalares
46% Insatisfeito
31% Nem satisfeito, nem insatisfeito
24% Satisfeito
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação ao transporte
Qualidade do asfalto em meu município
71% Insatisfeito
21% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Tempo de espera para tomar um ônibus/trem/metrô
76% Insatisfeito
19% Nem satisfeito, nem insatisfeito
5% Satisfeito
Preço das passagens de transporte público
78% Insatisfeito
16% Nem satisfeito, nem insatisfeito
6% Satisfeito
Trânsito
80% Insatisfeito
15% Nem satisfeito, nem insatisfeito
5% Satisfeito
Higiene dos ônibus/metrô/trens
67% Insatisfeito
21% Nem satisfeito, nem insatisfeito
11% Satisfeito
Sinalização de trânsito (placas, faixas de pedestre, sinaleiros, etc)
54% Insatisfeito
24% Nem satisfeito, nem insatisfeito
12% Satisfeito
Poluição sonora ou atmosférica (gases) geradas
74% Insatisfeito
18% Nem satisfeito, nem insatisfeito
7% Satisfeito
Quantidade/ qualidade de ciclovias
50% Insatisfeito
28% Nem satisfeito, nem insatisfeito
22% Satisfeito
Desempenho de condutores, motoristas e de outros profissionais da rede de transportes
52% Insatisfeito
29% Nem satisfeito, nem insatisfeito
20% Satisfeito
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à geração de emprego
Apoio da sua prefeitura aos empreendedores
65% Insatisfeito
22% Nem satisfeito, nem insatisfeito
13% Satisfeito
Impostos municipais para empreendedores e empresas
62% Insatisfeito
30% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Geração de renda e de empregos
71% Insatisfeito
19% Nem satisfeito, nem insatisfeito
9% Satisfeito
Programas de inovação, incubação ou aceleração de empresas
63% Insatisfeito
25% Nem satisfeito, nem insatisfeito
13% Satisfeito
Programas para inserção de jovens, pessoas mais velhas ou em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho
62% Insatisfeito
25% Nem satisfeito, nem insatisfeito
12% Satisfeito
Desempenho de profissionais que atuam em postos de atendimento rápido (Poupatempo, Vap-Vupt, etc)
50% Insatisfeito
37% Nem satisfeito, nem insatisfeito
12% Satisfeito
Avaliação sobre o serviço oferecido pelo seu município em relação à educação
Qualidade da infraestrutura das escolas municipais
58% Insatisfeito
31% Nem satisfeito, nem insatisfeito
11% Satisfeito
Qualidade do conteúdo aplicado na rede municipal de educação
61% Insatisfeito
25% Nem satisfeito, nem insatisfeito
15 % Satisfeito
Qualidade do ensino na rede municipal
61% Insatisfeito
26% Nem satisfeito, nem insatisfeito
13% Satisfeito
Desempenho dos professores e demais profissionais do ensino
47% Insatisfeito
29% Nem satisfeito, nem insatisfeito
24% Satisfeito
Quantidade de escolas municipais
52% Insatisfeito
28% Nem satisfeito, nem insatisfeito
20% Satisfeito
Quantidade de creches municipais
58% Insatisfeito
30% Nem satisfeito, nem insatisfeito
12% Satisfeito
Sensações ao requerer um serviço público municipal
Pensando em todas as vezes em que você teve que requerer um serviço público municipal, quais das seguintes sensações descrevem o que você sentiu ao solicitar/realizar o(s) serviço(s)?
44% Frustração
38% Insegurança
36% Raiva
“A pesquisa é um bom termômetro da aprovação da administração, mas principalmente para saber se os serviços estão funcionando bem. Para melhorar a avaliação, é recomendável que os municípios realizem avaliações mais frequentes, como recomenda a Lei 13.460/2017, o Código de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos, que deve ser implementado por todas as instâncias de governo e também pelo Legislativo e Judiciário.”
Sobre a pesquisa: Foram ouvidos os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Belém, Goiânia, Belo Horizonte, Manaus e Fortaleza, além da cidade de Recife. O levantamento ocorreu entre 28 de setembro e 1º de outubro por meio de 3.024 entrevistas. A pesquisa foi feita com uma amostra por meio de cotas variáveis, que distribuiu a população conforme os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2023 e do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Solicitação de entrevista com Sergio Andrade, cientista político e diretor da ONG Agenda Pública. Aurea Figueira: (11) 98579-2035/ Fábio Galiotto: (43) 98455-1157