A pernambucana iniciou como cantora em 2015 a convite do irmão na Tour Viva Pernambuco
Cantora e compositora da nova geração, a sambista pernambuca Carla Rio embarcou para turnê na Europa com o objetivo de levar o samba raiz brasileiro para o velho continente. Ela segue como uma das convidadas do projeto Viva Pernambuco EuroTur 2023, idealizado pelo cantor André Rio, que também tem em sua companhia o trompetista Márcio Oliveira, o sanfoneiro Derico Alves, o guitarrista Luciano Magno, o Maestro Fábio Valois e a cantora portuguesa Mônica Ferraz.
A primeira apresentação aconteceu no último domingo (16), no International Samba Festival Coburg, o SAMBACO, na Alemanha. Os shows seguem em Munique e Portugal, sendo neste último país, com uma apresentação exclusiva de roda de samba, na Mola By Moni, no dia 23/07. Carla será a protagonista da festa, recebendo convidados para cantar o samba brasileiro ao seu lado.
Advogada por formação, o início oficial da carreira da artista se deu em 2015, quando foi convidada por André Rio a acompanhá-lo na turnê Viva Pernambuco cantando samba e forró. Em retorno ao Brasil, Carla levou seu desejo para frente e começou a fazer shows em casas noturnas tradicionais do Recife e Rio de Janeiro, como o Cacique de Ramos, Bar do Zeca e o Circuito da Lapa.
Em 2016, ela participou de mais uma edição do Viva Pernambuco. Em 2017, já consolidada no Samba, Carla lançou seu primeiro álbum “De Olho no Samba”. Desde então, a artista não parou e está sempre presente nos principais eventos de Pernambuco e do eixo RJ-SP.
CARLA RIO
Nascida no Recife, capital de Pernambuco, Carla Rio é filha do compositor Alírio Moraes e irmã do cantor André Rio. Sua carreira musical começou aos 10 anos de idade e seu talento foi se manifestando quando brincava de cantar para sua família em troca de aplausos. A pequena Carla já subia ao palco, nos festivais de música realizados no Colégio Santa Maria, no Recife, onde estudou.
Com o passar dos tempos, Carla dedicou-se às aulas de dança, canto e teatro e identificou que sua grande paixão era a música. Suas referências musicais foram grandes artistas, tais como, João Nogueira, Beth Carvalho, Noel Rosa, Cartola, Alcione, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, dentre outros. Mas, sua paixão musical sempre foi pelo “samba de raiz”, gênero esse, em que a cantora teve grande destaque em Pernambuco, Sul e Sudeste do país.
Já na fase adulta, Carla se dedicou ao estudo a exemplo da família, tornando-se advogada e abdicando da carreira de artista por alguns anos. Em 2015, após o convite para a turnê Viva Pernambuco, Carla reacendeu a chama da música em sua vida e se divide entre a música e o direito.
Entre 2015 e 2022 vários foram os trabalhos desenvolvidos, a exemplo de participações no Galo da Madrugada, no Festival de Inverno de Garanhuns e no “Projeto Viva Pernambuco/Tour Europa”. Também nesse período, álbuns e músicas marcaram a sua carreira, a exemplo do seu primeiro disco, “De Olho No Samba”, gravado em Recife/PE e os singles “Uma Prova de Amor”, “Samba Arretado”, com a participação especial de Dudu Nobre e agora o “Samba sem Pretensão”.