PARTE 2 – Nosso currículo oculto e seus resultados devastadores no processo de educação e ensino.

PARTE 2 – Nosso currículo oculto e seus resultados devastadores no processo de educação e ensino.

Direto de Brasília-DF.

Se considerarmos uma variável como um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de determinado fenômeno, veremos que há variáveis difíceis de controlar. Por exemplo, resultados dependentes exclusivamente de catástrofes naturais, o sucesso e o fracasso, porque dependentes de vontade alheia.

O Processo de educação e ensino é uma variável relativamente controlável em seus limites mínimos, porque o currículo oficial está determinado pelo Estado. As escolas, como agências de ensino, por meio dos professores transmitem o conhecimento que cada sociedade julga o mínimo necessário à formação do cidadão e do trabalhador. O cidadão é espelho e reflexo da vida na cidade, o trabalhador, a matéria-prima consumida pelo mercado de trabalho.

A aprendizagem, todavia, está mais ligada ao aprendiz que ao mestre. Cabe ao aluno receber o mínimo que o currículo oficial propõe para a sala de aula e aprofundar de forma critica e lógica tal conhecimento.

Uma das falhas mais graves que todo estudante comete é pensar que, o que é dito em sala de aula é o máximo que precisa para ser bem-sucedido na vida e no mercado de trabalho. O ensino de sala de aula é o mínimo! Nem é o médio, nem o máximo. É o mínimo proposto!

No início deste século, enquanto Procurador Federal fui convocado pelo Ministério de Minas e Energia para presidir uma Sindicância administrativa por desvios de verbas públicas na Usina Hidroelétrica de Tucuruí. Lá, engenheiros explicavam que em todo processo de transmissão há uma perda natural. A energia gerada pelas turbinas(reatores) segue seu caminho por uma Linha de Transmissão e nesse caminho, ocorre uma perda de energia estimada em 20%, até a casa dos consumidores.

Pois, bem! Analogicamente a educação e ensino gerados são transmitidos pelas famílias, e nas escolas, pelos professores. Ora, se “Quem tem memória é o computador e o que nós temos é uma vaga lembrança”, como afirma o neurofisiologista Luiz Eugênio Mello, é mais aceitável pensar que nosso processo de perda não é de 20% das informações, mas do outro montante, ou seja, deixamos de assimilar em torno de 80% das informações que recebemos.

Agora, pense comigo: a condição de cidadão pede que absorvamos o máximo de educação e ensino para o convívio em sociedade; o mercado de trabalho requer que absorvamos o máximo de educação e ensino para que possamos receber os méritos que ele destina a quem corresponde a suas expectativas. De outro lado temos um currículo oficial que prevê a transmissão do mínimo de português, matemática, física, química, idiomas, biologia, etc., e deste mínimo nem o mínimo é absorvido.

Que formação cidadã, científica e profissional os alunos estão absorvendo por esse processo de educação e ensino em que, nem o mínimo do mínimo é absorvido? E a pensar nesse cenário com os atores envolvidos que resultados sociais, econômicos, políticos, e acadêmicos podemos esperar?

Observem que nosso primeiro aprendizado educacional e de ensino ocorre em casa com os pais ou responsáveis, depois ele vem das ruas, das instituições sociais, das igrejas. Eis porque o aluno ao chegar na escola, vem com um currículo oculto diferente e independente daquele que o Estado e a escola propõem, pois, as famílias direcionam, treinam, e adestram seus membros para crer e agir conforme o currículo oculto que cada uma delas possui.

Desconstruir o currículo oculto que nega a ciência, por exemplo, é tarefa hercúlea do professor, do orientador educacional, da diretora. Mas, o que esperar quando secreta ou explicitamente tais agentes reforçam o currículo oculto, e como corrigir os efeitos devastadores para o processo educacional e de ensino?

Judivan Vieira

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil. Judivan J. Vieira Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA Palestrante/Speaker/Conferenciante

662 comentários sobre “PARTE 2 – Nosso currículo oculto e seus resultados devastadores no processo de educação e ensino.

  1. The core of your writing whilst appearing agreeable originally, did not work properly with me after some time. Someplace within the paragraphs you actually were able to make me a believer unfortunately just for a very short while. I however have a problem with your jumps in assumptions and you might do well to help fill in all those breaks. In the event you actually can accomplish that, I will definitely end up being fascinated.

  2. Ꮋello everybody, here evеry person is sharing these kіnds of knowledge, thսs it’s good
    to rеad this web site, and I used tto go to see this
    websdite aⅼll the time.

  3. 523589 997609Delighted for you to discovered this web site write-up, My group is shopping more often than not regarding this. This can be at this moment undoubtedly what I are already seeking and I own book-marked this specific internet site online far too, Ill often be maintain returning soon enough to appear at on your distinctive weblog post. 251554

  4. You’re so awesome! I don’t believe I’ve truly read something like that before.
    So good to discover someone with a few unique thoughts on this subject
    matter. Seriously.. thank you for starting this up.

    This site is something that’s needed on the web, someone
    with a little originality!

  5. Simply want to say your article is as surprising.
    The clearness to your publish is just excellent and that i can suppose you are knowledgeable in this
    subject. Well with your permission allow me to snatch your RSS feed to keep up to
    date with imminent post. Thanks a million and please continue the gratifying
    work.

  6. Does your blog have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to send you an e-mail.

    I’ve got some ideas for your blog you might
    be interested in hearing. Either way, great website
    and I look forward to seeing it improve over time.

  7. You could definitely see your expertise within the
    article you write. The world hopes for even more passionate writers like you who are not
    afraid to mention how they believe. Always go after your heart.

  8. Thanks for finally talking about > PARTE 2 –
    Nosso currículo oculto e seus resultados devastadores no processo de educação e ensino.
    | Pernambuco em Foco < Loved it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *