DR JUDIVAN VIEIRA

Parabéns, Pelé! São 80 anos de embaixada pelo Brasil!

Direto de Brasília-DF.

 

Escrevo de Brasília, como poderia estar escrevendo da Grécia, pois em Atenas, faz algum tempo, vivi uma experiência inesquecível envolvendo Pelé, o rei do futebol.

Quando visitei a Grécia pela primeira vez, perdido pelas ruas da capital mesmo sabendo que nas placas escritas em grego havia linguagem, mas não comunicação, já que era e sigo sendo incapaz de ler o idioma, aproximei-me de um cidadão e tentei sem sucesso colher informações de como me orientar, voltar para o hotel.

Como estávamos próximos a uma banca de revista o proprietário ou atendente (não sei) olhou para mim e disse em voz alta: – Brasileiro! Brasileiro! Pelé! Pelé!

Hoje penso como um adjetivo gentílico e um nome próprio foram capazes de mudar meu estado de relativa aflição, para calmaria.

Aproximei-me da banca e entabulamos comunicação através de gestos, tendo Pelé, o rei do futebol, como o maior embaixador que o Brasil já teve em sua história. Maior, até mesmo, que todos os embaixadores que o Ministério das Relações Exteriores já enviou em missão pelo mundo, pois nenhum deles foi capaz de parar uma guerra.

Quem viaja pelo mundo sabe o quanto alguns poucos cantores, e mais ainda, alguns jogadores de futebol contribuíram e contribuem para tornar nosso país conhecido e, de alguma forma, respeitado pela comunidade das Nações. Algumas pessoas negativistas lerão este texto e dirão que há exemplos ruins entre eles, mas não é sobre isto que desejo escrever. Quem somente maldiz e enxerga o mal, tem dentro de si algo de muito mal.

Hoje você completa seus 80 anos. Parabéns, Pelé! Com todas as suas imperfeições(quem não as tiver que atire a primeira pedra) você foi, é, e seguirá sendo uma referência, uma espécie de “outdoor” planetário com valor próprio e a ele o do Brasil, como agregado.

PARABÉNS REI! FELIZ ANIVERSÁRIO E MUITA SAÚDE!

 

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *