#ÉFOCONASREDES

Otite média aguda pode evoluir para rompimento do tímpano e perda auditiva

Condição é mais comum em crianças e especialista reforça a importância de tratamento precoce

A otite média é uma inflamação que afeta a parte média do ouvido e pode causar desconforto, dor intensa, sensação de pressão no ouvido e perda temporária da audição. O problema é mais comum em crianças, e nestes casos pode ser difícil identificar, pois elas não sabem explicar o que estão sentindo. É uma condição que pode evoluir de forma rápida, e quando não tratada, pode levar até ao rompimento do tímpano.

 

“A infecção pode surgir após gripes e resfriados, pois a tuba auditiva, um canal que conecta o ouvido médio à garganta, fica obstruída, permitindo que bactérias ou vírus penetrem na área do ouvido médio. Por isso a otite aguda é tão frequente no inverno”, explica a otorrinolaringologista da Clínica Três Marias, Dra. Jessika Cavalcante.

 

Para o diagnóstico preciso da otite média, é fundamental procurar um médico especialista, que realizará um exame físico detalhado e poderá solicitar uma audiometria ou outros exames complementares. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos, quando a causa é uma infecção bacteriana, ou medicamentos para alívio da dor e controle da inflamação.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *