Desponta nos jornais da data de 30 de julho de 2020 que à Pedido do Ministério da Economia o Banco Central irá lançar à cédula de R$ 200,00 (Duzentos reais), bem… ao meu humilde ver se este ato não transparece uma consequência e ou sinal de hiperinflação e corrosão monetária eu não sei mais o que se configuraria…
Porém inobstante a desvalorização cambial e de liquidez do real atualmente, passamos a nos perguntar como cidadãos um pouco mais esclarecidos onde se apresenta a política, plataforma ou plano de desenvolvimento do Governo Bolsonaro? Considerando ainda estarmos atravessando uma hecatombe natural de ordem biológica e diante de quadro tão adversa a nível macroeconômico nos indagarmos qual seria a Plataforma de retomada do desenvolvimento nacional, em especial quanto às linhas de crédito e fomento a fundos dilatados e a taxas simbólicas e com carências consideráveis, tal medida afetaria diretamente o combate ao desemprego que passou a níveis dantescos e nunca antes vivenciados no Brasil, dizem os institutos de pesquisas que extraoficialmente corresponde a mais de oitenta milhões de brasileiros, lamentável!!!
O que o Dr. Celso Furtado diria sobre o Dr. Paulo Guedes se fosse vivo o primeiro em relação à tal circunstância? Fica a curiosidade intelectual.
Considerando que hipoteticamente ainda restam mais de 02 (dois) longos anos deste “desgoverno” e ademais, em que porto ou paredão rochoso o País irá ancorar já que analogicamente e sendo comparado a um Navio se encontra sem comando e direção…
Desta feita poderemos considerar que o “Gigante” “Brasil” se encontra de joelhos e atualmente “acorrentado” sem poder quase mexer-se, e os setores empresariais disseminados principalmente no segmento secundário e terciário começam a se aperceber disto, excetuando o Setor Financeiro (Bancário) este não sabe o que é crise há algumas décadas sem dúvidas, postos os seus balanços patrimoniais falam por si só.
Neste contexto nefasto nos perguntamos o porquê? Do Congresso Nacional se encontrar tão “anestesiado?” será que o Centrão por si o absorveu no todo? E aguardemos essa nova postura do Democratas e do MDB para ver se ainda existe um fio de esperança, uma luz ao final do túnel…
Eu particularmente encontro-me muito descrente e torcendo na condição de Cidadão por um futuro mais alentador e restaurativo a médio prazo, torcendo ainda que a esquerda encontre uma unidade e a centro esquerda descubra sua real vocação e também se consolide no Brasil.
Voltando à temática da nova cédula de R$ 200,00 (Duzentos reais) esta medida por si só reflete uma forma de mascarar a hiperinflação que nos atormenta como também causa uma imediata sensação no cidadão comum de poder financeiro e liquidez monetária do real o que não corresponde a realidade e tal medida dissociada de um Plano de Desenvolvimento e soerguimento de divisas, reservas e lastros não auxiliam na alavancada monetária e de seus reflexos.
Torçamos ainda em tempos de Capitalismo Global e diante de uma situação de tamanha “fragilidade” do Brasil e inércia de políticas públicas e notadamente de natureza econômica, que o brasileiro menos favorecido sobreviva até la….
Por: Alberto Reinaldo Magalhães Torreão Filho.