Vazamento da rede de drenagem no local impediu que a Compesa concluísse os serviços ainda hoje
A existência de vazamentos no sistema de drenagem (galerias) no local que está sendo executada a obra de reparo da rede de abastecimento de água, no cruzamento da Rua Benfica com a Estrada dos Remédios, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, impediram que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluísse os serviços ainda nesta quinta-feira (22) à tarde, conforme foi divulgado. Diversas intercorrências veem aumentando a complexidade dessa intervenção, que iniciou na última terça-feira (20), como o elevado nível do lençol freático, interferência da maré e o fato da tubulação de água danificada estar localizada embaixo de uma caixa de fios do sistema de telefonia. Hoje, a grande dificuldade enfrentada pelos técnicos foi o acúmulo de água dentro da vala aberta que escorre da rede de drenagem – uma tubulação de grande porte (600 milímetros), que apresenta vários vazamentos. Para solucionar o problema, a Compesa organizou uma ação conjunta com a Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), BRK Ambiental, Oi e a Copergás, e precisou estender o prazo de finalização da obra por mais 24 horas. Cerca de 30 profissionais estão envolvidos na ação, além do apoio de equipamentos, máquinas e caminhões.
A previsão é terminar a intervenção amanhã (23), às 16 horas, quando será restabelecido o abastecimento de água para os bairros que tiveram o fornecimento de água interrompido para execução da obra: Torre, Mustardinha, Bongi, Madalena, Ilha do Leite, Afogados, São José, Ilha do Retiro, Santo Antônio, Bairro do Recife, Graças, Derby, Espinheiro, Santo Amaro e Boa Vista. “Com a vala cheia de água, não tivemos como concluir o isolamento de todo trecho da tubulação até hoje à tarde, pois para cortar uma das extremidades do tubo, que está submerso, precisamos usar equipamento elétrico. Por isso, a gente precisou aguardar o trabalho de tamponamento da rede de drenagem pela Emlurb e, depois, o esvaziamento da vala com ajuda de bombas”, explica Conceição Pontes, gerente de Manutenção de Rede e Ramais da Compesa.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está administrando o trânsito na área e, para reduzir o impacto no trânsito do local, a Compesa liberou, hoje de manhã, a faixa interditada da Rua Benfica (sentido subúrbio-cidade), que foi reaterrada com pó de pedra, provisoriamente.
A obra foi iniciada após a Compesa receber reclamações de moradores de dos bairros da Madalena e da Torre, de que algumas ruas estavam apresentando queda de pressão e falta de água. Após um trabalho de investigação e sondagens na rede de abastecimento de água que atende os dois bairros, a companhia localizou um grande vazamento oculto (não aparente) na tubulação localizada no cruzamento da Estrada dos Remédios com a Rua Benfica.