As ações do projeto Olinda+Água, que buscam estabelecer o abastecimento de água todos os dias para a população de 15 bairros olindenses, chegaram nas principais ruas da “Cidade Alta”, no Sítio Histórico de Olinda. Os trabalhos de escavações e assentamento de tubulações são realizados agora na Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé, onde serão implantados mais de 460 metros de rede de distribuição para reforçar o fornecimento de água para essa região. Como todo trabalho de abertura de vala é feito manualmente, a previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é terminar de assentar a rede nessa via até o mês de dezembro. Da Rua Bispo Coutinho, a obra seguirá para a Rua Saldanha Marinho, no Amparo, e Avenida Liberdade, no Carmo.
A intenção da Compesa é implantar, até março do próximo ano, 25 quilômetros de rede de distribuição de água nos bairros do Monte, Guadalupe, Bonsucesso, Amaro Branco, Carmo, Varadouro, Santa Tereza e parte dos Bultrins, que ficam no perímetro do Sítio Histórico. O assentamento de rede na Rua Bispo Coutinho é feito próximo ao meio-fio da calçada, em trechos de 60 metros por vez, com o objetivo de interferir o mínimo possível no tráfego de veículos no local. Nesta etapa do projeto Olinda+Água, ainda serão instalados macromedidores e válvulas para promover a setorização da rede de abastecimento de água e tornar o controle operacional do sistema mais eficiente, melhorando as pressões nas tubulações e a redução de perdas. “É o maior investimento já realizado no abastecimento de água desses bairros do Sítio Histórico”, explica Cleice Santos, gerente de Unidade de Negócios da Compesa.
O Olinda+Água recebe o investimento de R$ 152 milhões, recursos do Governo do Estado financiados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e será concluído no ano de 2021, beneficiando 250 mil pessoas.
Fonte: Imprensa Compesa
Foto: Divulgação