DR JUDIVAN VIEIRA

O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA IDADE MODERNA: renascença e humanismo cristão, remodelando a Europa (Parte 2)

Direto de Brasília-DF.

Em 1500, Erasmo de Roterdã lança a primeira de muitas edições de seu livro, “Aforismos”.

Mas, o que é isto? Aforismo é um ditado ou provérbio curto e inteligente que se destina a expressar verdades gerais, universais e duradouras.

Com o livro. “Aforismos”, Erasmo consegue fama quase imediata na Europa, ao reunir provérbios de autores da antiguidade(alguns, citei no artigo anterior), como Lucio Célio Firmiano Lactâncio, escritor que foi conselheiro do imperador romano Constantino I, tão importante para expansão do cristianismo, lá pelos idos dos anos 300 d.C.

Desde que voltara de Paris, Erasmo de Roterdã começara a compilar seu espetacular projeto pedagógico, ou seja, seu livro de provérbios. À exceção de poucos filósofos, historiadores e alguns estudiosos, “Aforismos”, o livro de Erasmo de Roterdã, era uma ideia inédita, pois a população europeia do século XV era semianalfabeta.

Todavia, Erasmo não pensava em ineditismo, pois cultivava a leitura de outros livros como o livro hebreu dos “Provérbios”, escrito durante um período de 300 anos, entre 960 e 686 a.C., que reúne inúmeros e poderosos aforismos, capazes de inspirar o mais tolo dos homens a tornar-se sábio, desde que os coloque em prática.

O que Erasmo pretendia era lançar um livro que contribuísse com sua ideia de renovação do processo de educação e ensino, para remodelar a população europeia. Afinal, filósofos pré-clássicos como Tales de Mileto, Heráclito de Éfeso, e os clássicos como, Epicuro, Sócrates, Platão e Aristóteles, também haviam usado esta técnica pedagógica.

Esses filósofos usaram em seu processo de educação e ensino a técnica de cunhar sentenças curtas, porém com ensinamentos profundos, gerais, universais e duradouros.

Eis alguns “Aforismos”, com os quais Erasmo produziu um enorme impacto pedagógico, para provocar as pessoas a aprenderem a ler, escrever e aprofundar seus conhecimentos, pelo bem de si e da humanidade. Aproveite-os:

1 — Leia primeiro os melhores livros. O importante para você não é o quanto você sabe, mas a qualidade do que você sabe.

2 — Quem não peca é o maior pecador de todos.

3 — A forma mais elevada de bem-aventurança é viver com um certo grau de loucura.

4 — Muitas vezes o que não pode ser refutado pelos argumentos pode ser desviado pelo riso.

5 — Sua biblioteca é o seu paraíso.

6 — Não dê seu conselho antes de ser chamado.

7 — Prevenção é melhor que a cura.

8 — Dê luz, e a escuridão desaparecerá por si mesma.

9 — Não há alegria na posse sem compartilhar.

10 — Uma unha é expulsa por outra unha. O hábito é superado pelo hábito.

11 — A principal esperança de uma nação reside na educação adequada de sua juventude.

12 – Imagine o príncipe, como a maioria deles hoje: um homem ignorante da lei, quase um inimigo para a vantagem de seu povo, enquanto se preocupa com sua conveniência pessoal, um voluptuário dedicado, um ódio ao aprendizado, à liberdade e à verdade, sem pensar nos interesses de seu país e medir tudo em termos de seus próprios lucros e desejos.

 

Siga-me: Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter (judivan j vieira)

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *