DR JUDIVAN VIEIRA

O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA IDADE MODERNA: O Renascimento e sua influência no processo educativo e de ensino (Parte 3)

Direto de Brasília-DF.

Você já ouviu dizer que Francisco Petrarca e Giovanni Boccaccio foram os propulsores da Renascença e pioneiros no resgate do humanismo? Alguém já te disse que o grande diferencial na vida de Petrarca foi a faculdade de Direito de Bolonha e que foi lá que ele teve contato com as obras de Cícero pela primeira vez? Tudo isto é verdade!

Saiba, também, que as obras de Cícero foram responsáveis por  reacender a fogueira do humanismo e por incrível que pareça fazer com que o mundo tirasse do passado ensinamentos que mudariam para muito melhor, o futuro da humanidade. Em alguns sentidos, valorizar a História pode ser o caminho mais curto para a evolução.

Como consequência do contato com bibliotecas e com obras clássicas Petrarca resolveu reformar todo o processo educativo de sua época. Sua plataforma para a reforma era, segundo Thomas Giles, “baseada na ideia de que todo o ensino deve fundamentar-se numa compreensão clara do conhecimento considerando-o como corpo de ideias organizadas”.

Petrarca elegeu a Cícero e a Aristóteles como fundamentos de seu programa de estudo e deu destaque às disciplinas: Eloquência, História, Filosofia e Poesia. Apregoava que aquilo que o homem entende com clareza também o expressa com clareza.

A Renascença deve a Dante Alighieri, Petrarca e a Boccaccio o impulso original que faria desse movimento o ressurgir de um novo homem, ancorado pelo movimento humanista. Enquanto Dante revolucionava seu tempo com sua poesia facilitando a leitura e a escrita por meio da língua italiana, comum ao povo, Boccaccio, que era enciclopedista, contribuía com o processo de educação e ensino com a extrema dedicação e o desejo de agrupar todo o conhecimento possível sobre determinados temas, em enciclopédias.

Boccaccio focava seu processo de educação e ensino no conteúdo do conhecimento. Não era preocupado com a forma. Tal como Petrarca, ele cria firmemente que os mestres somente poderiam ser reconhecidos como tais ,se além de dominar o conteúdo das disciplinas fossem capazes de transmiti-lo com maestria. O método a ser utilizado pelos mestres poderia variar por estar vinculado à forma, mas o conteúdo do conhecimento deveria provar-se por si próprio e pela experimentação.

Dante, Petrarca e Boccaccio fizeram de alguns de alunos como Luigi Marsílio e Manuel Crisoloras, verdadeiros discípulos. Foram eles que deram os primeiros passos para o movimento chamado Renascentista, que se inicia com o estudo dos clássicos e incumbiram a seus discípulos de seguir a mesma trilha.

O estudo dos clássicos resgatou o método crítico-lógico que tanto contribuiu com a prosperidade intelectual grega. Exige pensar e criticar sem medo da retaliação do dogma. Essa coragem de expor o pensamento científico que o humanismo despertou produziu o medo que o movimento fosse, na verdade, uma manifestação pagã, anti-Deus, sobretudo porque esse humanismo cívico e político dos filósofos gregos e de Cícero, exigia um olhar consciente para o passado como forma de assegurar a continuidade de alguns conhecimentos presentes que pudessem ser a base de uma evolução na direção do antropocentrismo, ou seja, a convicção que o homem é o centro da existência racional.

De fato, os temores dessa racionalização científica que assombrava o dogmatismo religioso viria a acontecer a apenas 300 anos depois (século XVI) com o pensamento filosófico, sobretudo o de René Descartes, o filósofo e matemático francês. Sua famosa frase Cogito, ergo sum ou “penso, logo existo” foi um dos muitos sinais que o século XVI emitiu sobre a impossibilidade das revoluções sociais e econômicas que estavam por vir.

Quem se dedica ao mínimo do estudo da História e da filosofia sabe que o humanismo fundado no estudo dos clássicos jamais atentou contra Deus. Foi, apenas, um movimento de descoberta e redescoberta e revalorização da capacidade humana de se autodeterminar. Afinal, se o pensamento crítico e lógico que nos traz à existência penso que sufocá-lo é diminuir nossa humanidade. E você, o que acha?

Continua na próxima quarta-feira.

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

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