O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA ANTIGUIDADE. EPISÓDIO DE HOJE: A Idade Média e o Feudalismo (Final)

O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA ANTIGUIDADE. EPISÓDIO DE HOJE: A Idade Média e o Feudalismo (Final)

Direto de Santorini/Grécia.

As Escolas Monásticas e Catedralícias

Apesar de todas as contradições e disputas entre o conhecimento divino e o secular, a “salvação” do processo de educação e ensino no período feudal estava nas escolas fundadas dentro dos Monastérios e das Catedrais, para formação dos sacerdotes, freiras e filhos dos ricos que nelas se instruíam. Mas, a atividade principal ainda era Orar e Trabalhar e, de preferência em silêncio.

Esse modelo durou até início do século XII (1.189) quando o Concílio de Latrão expediu Decreto determinando que as Catedrais expandissem a educação e ensino, além dos muros da Igreja. Algumas das “agências de ensino” mais importantes foram as Escolas Catedralícias das cidades de Chartres, Paris, Liège, Reims.

Entre o ano 1000 e 1200 dois nomes se destacaram entre as escolas das catedrais: Gilberto de Aurilac e Pedro Abelardo. Este foi decisivo na restauração do currículo contendo as sete artes compendiadas na Enciclopédia de Boécio: Dialética, Retórica, Gramática, Música, Aritmética, Astronomia e Geometria. A estas Boécio acrescenta, ainda, o estudo da Lógica.

Gilberto de Aurilac, a sua vez, propôs o conhecimento das sete artes enquanto Pedro Abelardo propôs a discussão e a crítica como método de aprendizagem.

Penso que, se por um lado a certeza encerra portas, a dúvida escancara universos! Ao incentivar a dúvida Abelardo dispertou ira de um contemporâneo seu chamado Bernardo de Clairvaux para quem a Dialética deveria ser suprimida por despertar o espírito crítico. Afinal, a missão do homem na Terra deveria ser a de procurar Deus sem jamais duvidar. A dúvida sobre Deus e suas criações era tolice.

Mas, em sua luta científica Abelardo também pode contar com outro contemporâneo chamado Hugo de São Vítor que também interessava-se pela reforma do processo de educação e ensino, ainda que fundado no pensamento de Santo Agostinho.

O processo educativo e de ensino agostiniano apregoava que o crescimento intelectual era necessário ao homem e que e deveria estar sedimentado em quatro premissas:

1 – O Conhecimento teórico e a busca da verdade;

2 – O conhecimento prático formador e responsivo à moral cotidiana da sociedade;

3 – O conhecimento mecânico que auxilie na tarefas diárias profissionais; e

4 – O conhecimento lógico que produza argumentação e conhecimento claro.

Além do currículo proposto por Abelardo, Hugo de São Vítor resgata a Filosofia, argumentando que é ela que prepara as mentes para a compreensão dos porquês da vida.

 

As Cruzadas: veneno e antídoto de processos humanos

O período feudal avançava, historicamente dominado pela escuridão, de vez em quando iluminada por algumas “chamas de velas”. No início do século XI, o papa Urbano II convocou a primeira cruzada para libertar Jerusalém das mãos dos árabes e pecadores. A humanidade uma vez mais deixou-se envenenar pelo ódio religioso que unido ao ódio político-ideológico têm se constituído em duas das maiores misérias da alma humana.

Os cruzados armaram-se e com seus exércitos de soldados e mercenários cavalgaram para a “Terra Santa” matando e destruindo tudo e todos que não professassem a mesma fé. Todavia, inegavelmente o contato dos cruzados com comerciantes e diferentes culturas orientais funcionou como adubo para florescer uma nova ordem econômica mundial.

Esse movimento seria a pavimentação do Capitalismo, pois fez surgir e fomentou o desenvolvimento de classes sociais e econômicos como: banqueiros, negociantes, comerciantes e artesãos. Estes devolveriam pujança às cidades e passariam a ser conhecidos como burguesia. Com a burguesia surgiria a ideia de fundar escolas independentes da Igreja. Um bom pesquisador não nega que das marchas e contramarchas históricas surgem coisas boas e más. A quais delas nos apegamos é o que faz a diferença entre a evolução e o retrocesso.

Esse novo modelo do processo de educação e ensino das escolas independentes diminui o poder da Igreja, Mas, estas ainda são as detentoras do poder para nomear os professores das escolas independentes. Todavia, no ano de 1410 os tribunais da burguesia começam a decidir que a criação de escolas publicas e privadas, assim como a nomeação e seus professores e licenças de funcionamento seriam de competência das cidades e seus municípios ou quaisquer outra forma de divisão Geoterritorial. É o começo da mudança política que chegaria até nossos dias. Este modelo de processo de educação e ensino sofrerá reveses ao longo dos séculos seguintes, mas é o sistema que vige até hoje.

As mudanças no processo de educação e ensino ocorrerão nas diversas reformas curriculares, mas daí em diante é o Estado que assume o controle do processo de ensino e quando o Estado Moderno se estabelece de vez no século XVIII (segundo ensina o escritor Quentin Skinner), a esfera federal passa a ditar um currículo “nacional” para uniformizar um conhecimento mínimo nas grandes massas, de modo que, dentro dos novos Estados Democráticos de Direito pudesse ser resgatada a meritocracia e um mínimo de possibilidade de ascensão das classes pobres.

Esse crescimento intelectual e de ascensão das classes pobres não será linear. Sofrerá marchas e contramarchas inclusive com a Revolução Industrial na qual a classe pobre descerá aos porões da miséria sócio-econômica, mas o processo de educação e ensino seguirá na direção das escolas elementares, secundárias e da criação das Universidades de conhecimento, como seguiremos demonstrando.

Judivan Vieira

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil. Judivan J. Vieira Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA Palestrante/Speaker/Conferenciante

476 comentários sobre “O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA ANTIGUIDADE. EPISÓDIO DE HOJE: A Idade Média e o Feudalismo (Final)

  1. I must commend your talent for simplifying complex topics. Your ability to convey intricate ideas in such a relatable way is admirable. You’ve made learning enjoyable and accessible for many, and I appreciate that.

  2. I simply wanted to convey how much I’ve gleaned from this article. Your meticulous research and clear explanations make the information accessible to all readers. It’s abundantly clear that you’re committed to providing valuable content.

  3. I’m truly impressed by the way you effortlessly distill intricate concepts into easily digestible information. Your writing style not only imparts knowledge but also engages the reader, making the learning experience both enjoyable and memorable. Your passion for sharing your expertise is unmistakable, and for that, I am deeply grateful.

  4. Another issue is that video games can be serious as the name indicated with the main focus on studying rather than entertainment. Although, it has an entertainment element to keep your young ones engaged, each and every game is generally designed to develop a specific skill set or program, such as math or science. Thanks for your article.

  5. Oh my goodness! Incredible article dude! Many thanks, However I am experiencing issues with your RSS. I don’t know why I am unable to subscribe to it. Is there anybody else having identical RSS issues? Anyone who knows the answer can you kindly respond? Thanks!!

  6. I loved as much as you’ll obtain carried out right here. The cartoon is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you want be turning in the following. ill surely come further previously again since exactly the same just about very incessantly inside of case you protect this increase.

  7. Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any suggestions would be greatly appreciated.

  8. Thanks for this article. I will also like to mention that it can end up being hard when you are in school and merely starting out to initiate a long credit rating. There are many pupils who are simply just trying to survive and have a long or favourable credit history are often a difficult thing to have.

  9. I would like to thank you for the efforts you’ve put in writing this site. I really hope to see the same high-grade blog posts by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now 😉

  10. Oh my goodness! Awesome article dude! Many thanks, However I am encountering issues with your RSS. I don’t understand the reason why I can’t subscribe to it. Is there anybody having similar RSS problems? Anybody who knows the solution will you kindly respond? Thanx.

  11. Your passion and dedication to your craft radiate through every article. Your positive energy is infectious, and it’s evident that you genuinely care about your readers’ experience. Your blog brightens my day!

  12. I’d like to express my heartfelt appreciation for this enlightening article. Your distinct perspective and meticulously researched content bring a fresh depth to the subject matter. It’s evident that you’ve invested a great deal of thought into this, and your ability to articulate complex ideas in such a clear and comprehensible manner is truly commendable. Thank you for generously sharing your knowledge and making the process of learning so enjoyable.

  13. Your positivity and enthusiasm are undeniably contagious! This article brightened my day and left me feeling inspired. Thank you for sharing your uplifting message and spreading positivity among your readers.

  14. I wish to express my deep gratitude for this enlightening article. Your distinct perspective and meticulously researched content bring fresh depth to the subject matter. It’s evident that you’ve invested a significant amount of thought into this, and your ability to convey complex ideas in such a clear and understandable manner is truly praiseworthy. Thank you for generously sharing your knowledge and making the learning process so enjoyable.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *