NOVA LEI DO GÁS APROVADA POR UNANIMIDADE NA CÂMARA

Helena Barbosa Santos

Paula Meyer Soares

 

Ontem foi sem dúvida um dia histórico para o setor gaseífero brasileiro. Após tramitar por mais de uma década no Congresso Nacional, finalmente foi aprovada a Nova Lei do Gás PL nº 4.476/2020.

A referida proposta retornou a Câmara dos Deputados com várias emendas realizadas no Senado e que desfiguravam a proposta original.

O Brasil ocupa o 31º lugar no ranking mundial de países produtores de gás natural equivalente a 0,6% da produção total. Comparando com a produção da América do Sul e Central, o Brasil é responsável por 14,5% da produção dessa região. (ANP, 2020)

O setor gaseífero brasileiro após o início da exploração das jazidas petrolíferas contidas na área do Pré-sal apresentou crescimento. Em 2010 a produção brasileira anual em m3 era de 15 bilhões e em 2019 alcançou a cifra de 25,8 bilhões m3. (ANP, 2020)

A aprovação da Nova Lei do Gás representa uma vitória para os agentes e comercializadores do setor, uma vez que visa aumentar a concorrência no mercado de gás natural, limitar a participação da Petrobras no setor e por fim diminuir o preço do combustível.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima-se que haverá uma atração de investimentos da ordem de R$60 bilhões por ano além de geração de 4,3 milhões de empregos nos próximos anos.

As emendas realizadas no Senado Federal foram todas rejeitadas na Câmara dos Deputados seguindo para a sanção presidencial.

A aprovação na íntegra da proposta representa uma vitória e a inserção de mudanças importantes no mercado gaseífero nos próximos anos. Dentre as principais alterações, podemos citar as seguintes:

I- Inserção da competitividade; II- Promoção da expansão da rede de gasodutos de forma eficiente e da rede de transporte sem aumento dos custos; III – Desverticalização do setor, proibir que a empresa controladora dos gasodutos (responsável pelo transporte do gás) também detenha o controle do gás; IV- Ampliação do acesso a infraestruturas essenciais.

A desverticalização do setor, significa dizer que não será mais permitido que uma única empresa domine toda a cadeia produtiva do setor. Atualmente a Petrobras domina o transporte e a comercialização isso não será mais possível. Ademais, afim de viabilizar o consumo e o crescimento do setor, a expansão da malha de gasodutos é imprescindível. O domínio por uma única empresa inviabiliza a expansão da malha gaseífera no país.

Outra importante mudança, a exploração de gasodutos passará do regime de concessão, com licitação por parte do poder público, para autorizações. O sistema de concessão dá o direito de exploração dos gasodutos os consórcios tecnicamente, judicialmente e melhor financeiramente mais aptos.

Por outro lado, a desverticalização do setor de gás natural faz com que o interesse de empresas transportadoras aumentem o número de usuários de sua rede. A partir disto, o fim da verticalização entre os transportadores e carregadores será uma força motriz para o desenvolvimento do mercado de gás natural, trazendo práticas mais competitivas.

No que tange a expansão da infraestrutura essenciais, a desverticalização propiciará o incentivo às práticas mais competitivas favorecendo a expansão da malha gaseífera. Sem os gasodutos de escoamento, as unidades de processamento e armazenamento ou terminais de GNL, por exemplo, não será possível promover um real crescimento comercial do setor. Sendo assim, o texto do PL da Nova Lei do Gás nº 4476/2020 assegura o acesso negociado e não discriminatório de terceiros a infraestruturas essenciais.

Em suma, a vitória é de todos nós, sociedade brasileira que em tempos de pandemia tem amargurado e sofrido com os percalços dos aumentos sucessivos no gás e nos combustíveis fósseis nos últimos tempos.

 

478 thoughts on “NOVA LEI DO GÁS APROVADA POR UNANIMIDADE NA CÂMARA

  1. 612262 747412An attention-grabbing dialogue is value comment. I believe that you require to write far more on this matter, it wont be a taboo subject even so typically individuals are not sufficient to speak on such topics. To the next. Cheers 231124

  2. Definitely imagine that that you stated. Your favourite reason appeared to be on the net
    the simplest factor to take into accout of. I say to you, I definitely get irked even as people think about concerns that
    they just do not recognise about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without
    having side-effects , other folks could take a signal. Will likely be back to get more.
    Thanks

  3. My programmer is trying to persuade me to
    move to .net from PHP. I have always disliked the idea
    because of the costs. But he’s tryiong none the less.
    I’ve been using WordPress on various websites for
    about a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard fantastic things about blogengine.net. Is there a
    way I can import all my wordpress posts
    into it? Any help would be greatly appreciated!

  4. I have to thank you for the efforts you have put in writing this website. I am hoping to view the same high-grade content from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now 😉

  5. I seriously love your blog.. Pleasant colors & theme. Did you build this web site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own personal blog and would love to find out where you got this from or just what the theme is named. Appreciate it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top