A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentam a morte do jornalista e pesquisador recifense Leonardo Dantas, profundo conhecedor, incansável narrador e também protagonista de vários capítulos da história da cultura do Recife.
Dantas foi o primeiro presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, além de ter ocupado diversos cargos no poder público estadual e de ter sido eleito patrimônio vivo de Pernambuco, no ano passado. Era sócio efetivo do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco e colecionava ainda passagens por algumas das principais redações de jornais tradicionais da cidade e vários carimbos no passaporte corporativo, tendo atuado como pesquisador do Arquivo Nacional português e de diversos outros na Europa.
Brincante devotado das mais genuínas tradições momescas do estado, era Carnaval o ano inteiro. “Leonardo narrou, viveu e transformou para sempre a cultura do Recife e do nosso estado. Só um homem que conhecia como ele a história do lugar onde vivia seria capaz de preparar o futuro. Leonardo conjugava todos os tempos da nossa cultura. Agora cabe a nós seguirmos tocando e contando a história que ele ajudou a escrever”, afirmou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.