Especialista do SAS Plataforma de Educação traz a tecnologia como principal aliada para transformar o processo de ensino e aprendizagem
São Paulo, abril de 2023 – O Dia da Educação (28), estabelecido durante o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, no ano de 2000, oferece um momento para incentivarmos conversas sobre os principais debates do setor. O Diretor de Soluções Educacionais do SAS Plataforma de Educação, Caê Lavor, comenta sobre quatro tendências educacionais a serem analisadas em meio à era da digitalização, e dá destaque a novas ferramentas tecnológicas que vêm sendo utilizadas para fomentar o processo de ensino e aprendizagem, como o ChatGPT:
- Uso do ChatGPT na educação e o impacto da plataforma e suas atualizações
Os desafios da educação em tempos de Inteligência Artificial e os impactos do ChatGPT na sala de aula são múltiplos. A ferramenta, que ganhou visibilidade nos últimos meses e foi disseminada rapidamente por todo o mundo, traz muitos questionamentos a respeito de sua ética de uso e qual o seu real impacto na formação analítica dos estudantes. Para Lavor, “ainda que, no momento, haja muitas dúvidas, a tecnologia artificial não veio para substituir os professores, mas sim para complementar e trazer uma visão inovadora aos métodos de ensino e aprendizagem. Portanto, o que deve ser feito é analisar a melhor maneira de implementá-la, como por meio de atividades em sala de aula integradas ao chatbot, e instruir os docentes ao movimento de inclusão da tecnologia, e não o contrário. Afinal, esta é uma mudança que veio para ficar e tende a se consolidar ainda mais nos próximos anos”.
- Importância da educação midiática para combater fake news e instruir as profissões do futuro
A educação midiática é necessária, especialmente durante o processo de formação na educação básica, para que toda informação consumida na internet seja filtrada e utilizada de maneira correta. Ademais, as consideradas “profissões do futuro”, que giram em torno da tecnologia, uso de dados e inteligência artificial, também precisam, mais do que nunca, desse respaldo. “Educação midiática não se trata somente do combate às fake news, mas também de formar pessoas para que estejam aptas a consumir, analisar, produzir e reproduzir conteúdos e informações verídicas no ambiente digital. Hoje, por exemplo, vemos alguns casos de pessoas que trabalham com a internet, como influenciadores digitais, que divulgam informações falsas e impactam diretamente a vida de seus milhões de seguidores. Este é um problema grave que pode ser combatido por meio da educação”, diz Lavor.
- Como o pensamento crítico e a filosofia podem ser os maiores aliados na era digital
Enquanto muito se discute sobre a era digital e a tecnologia na educação, é importante que não deixemos de lado também a importância da filosofia, que estimula o pensamento crítico dos estudantes. O diretor diz que “analisar, questionar e perguntar são processos que podem ser melhorados a partir de espaços de discussão pautados na filosofia em sala de aula. Afinal, o aluno só saberá distinguir informações falsas ou verídicas na internet, por exemplo, se ele souber ter um pensamento analítico sobre todos os assuntos, e esse é um dos papéis da filosofia: fazer com que formemos mentes pensantes e que se interessam pela transformação do mundo a partir de seus questionamentos.”
- Educação socioemocional e desenvolvimento de soft skills
Por fim, o cuidado socioemocional se mostra cada vez mais importante para toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores, gestores e mantenedores. Para Lavor, “os desafios e as mudanças no cenário da educação são extensivos e precisam ser enfrentados todos os dias de maneira consistente. Para isso é de suma importância que olhemos e cuidemos de todas as pessoas para que se sintam acolhidas. Na prática, a educação socioemocional deve estar presente no plano de aulas, incentivando discussões com todos os estudantes, visando seus diferentes desafios de acordo com cada fase de suas vidas. Além disso, as soft skills, conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, que podem e devem ser desenvolvidas durantes os anos escolares, são bastante procuradas pelo mercado de trabalho, especialmente para a nova geração.”, finaliza.
Sobre o SAS Plataforma de Educação
SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, sendo líder nacional de aprovação no SISU.
Site: https://saseducacao.com.br/
Facebook: facebook.com/SASEducacao/
Instagram: instagram.com/saseducacao/
Linkedin: linkedin.com/company/