Três mulheres com projetos sociais ligados à arte e à cultura venceram a premiação; conheça as ganhadoras abaixo
Pernambuco se consagrou como um dos estados com o maior número de mulheres vencedoras do Prêmio Inspirar 2023, promovido pelo Instituto Neoenergia. A iniciativa tem o objetivo de valorizar mulheres que, por meio da arte e da cultura, impulsionam a transformação em suas comunidades com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social. Nessa terceira edição, a atuação de mulheres de quatro estados – Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo – e do Distrito Federal foi reconhecida e celebrada em todo o País, por meio da votação popular.
“Ao celebrar e amplificar histórias de transformações sociais, por meio de iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres, estamos fazendo a diferença. Acreditamos que estamos contribuindo como agentes impulsionadores dessa mudança. Por isso, estamos muito felizes com as mulheres realizadoras de trabalhos tão incríveis”, afirma Renata Chagas diretora-presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
As representantes pernambucanas vencedoras da premiação são:
Categoria Mulheres
Jaqueline Fraga
Conduz atividades de literatura, educação e comunicação dentro do projeto “Conhecendo escritoras negras de Pernambuco”, em que apresenta ao público mulheres negras do estado que atuam na literatura.
Kemla Baptista
Idealizadora do “Caçando Estórias”, projeto com abordagem artístico-pedagógica que é constituído por ações multidisciplinares para crianças.
Categoria Coletivos
Jéssica Gomes da Silva
Coletivo Mulheres Periféricas e LGBT+ – nasce com a missão de combater as diversas violências de gênero e sexualidade, compreendendo os atravessamentos de raça e condição social, do público de mulheres e toda a comunidade LGBTQIAPN+ das periferias da Região Metropolitana do Recife.
O Prêmio
O Prêmio Inspirar tem parceria técnica com a Baluarte Cultura e colaboração das distribuidoras da Neoenergia. As vencedoras dividirão a premiação de R$ 140 mil em três categorias: Mulheres; Coletivos e Organizações. Treze delas foram escolhidas por votação popular e as outras três por mérito cultural, selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas.
Ao todo, 137 mulheres concorreram este ano, sendo 75% delas negras, de 58 municípios da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, alcançando localidades para além dos grandes centros urbanos. Foram avaliados critérios como inspiração, transformação, articulação, diversidade e criatividade. A premiação também considerou o engajamento das lideranças em melhorar a qualidade de vida das pessoas das comunidades em que atuam, impulsionando o desenvolvimento sustentável.
Foto: Divulgação/Neoenergia Pernambuco
Sobre o Instituto Neoenergia: integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2022 beneficiou diretamente mais de 169 mil pessoas.
Sobre a Neoenergia Pernambuco – Distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 4 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).