Quem é Maria da Betânia?
Mulher de princípios cristãos, ousada e determinada no alcance de seus objetivos, comprometida com todos os amores nascidos ou conquistados na caminhada da vida,fiel , companheira, determinada e exigente em cumprir e assumir tudo que norteia sua vida!
Mas, frágil quando alguém que ama parte para outro Plano, deixando lacunas que jamais serão preenchidas!
Não esquecendo de lembrar que é vaidosa e cuida de si com amor e dedicação!
Que área atuava e atua?
Inicialmente atuou na Área Educacional no Município das Correntes, onde foi professora , coordenadora, diretora em duas Escolas Estaduais: Escola Professora Clarice Godoy e Augusto Lucio da Silva, Secretaria de Educação, Orientadora do Projeto Agente Jovem e primeira Funcionária Pública a sindicalizar-se no SINTEPE.
Primeira Vereadora eleita e Presidente do Partido Liberal (PL), atualmente Partido da República (PR), durante 27 anos no âmbito Municipal.
Durante 16 anos foi Secretária de Cultura e Desportos, deixando uma marca indelével nesta área!
Hoje é Funcionária Publica Estadual e mantém um Memorial em sua residência, sobre a História do Município das Correntes, aberto ao público para visitação ou pesquisa numa demonstração de amor e compromisso com seu Torrão Natal.
A mulher Maria da Betania como se classifica?
Apaixonada pelo que faz, amante da família e dos amigos,exigente no cumprimento de compromissos, dinâmica, romântica, comunicativa, mulher de “olho no olho”, dançarina de primeira, sonhadora, leitora de boas obras, um pouco de poetiza e escritora, gosta de ouvir e conversar e viver intensamente cada momento, adubando sempre a gratidão em seu coração.
O que a levou a fazer essa Coleção Bonecas da Betania? Qual representatividade?
Na realidade existem duas bonecas de louça, de sua infância, que são vestidas anualmente, com e esmêro e dedicação.
Seus nomes são Teresa Cristina e Kátia duas amigas de infância que foram homenageadas num gesto de puro amor, há mais de seis décadas.
Há cerca de dois anos recebeu de sua neta Vitória, quatro bonecas Barbies para doação.
Vestiu três e doou a três irmãs pequeninas que nunca possuíram uma boneca, fato que as fez muito felizes.
A boneca que restou era negra, cabelos encaracolados e tinha um braço quebrado.
Realizado o conserto, arrumado os cabelos, o caminho foi a casa da costureira para pedir retalhos e aviamentos para a confecção do figurino: uma noiva!
A primeira da Coleção.
De imediato foi “batizada” de Dionéia, filha da negra que acompanhou sua vida desde o nascimento.
Publicada em seu Face, justificou a homenagem e solicitou doações de bonecas estilo Barbie originais ou não, novas ou usadas e até danificaras além de todo o material para coação dos vestidos.
A partir daí as doações não cessaram.
Passou assim a homenagear mulheres que ama , gosta ou admira.
Mulheres que deixaram ou deixam marcas em suas caminhadas em qualquer parte do mundo.
“Realizo doações para o IMIP e para mulheres que tocam seu coração.
A Coleção fica aberta ao público em minha residência, no ateliê e hoje tem mais de 250 bonecas expostas , cada uma com com suas características e sua história” Afirma Betânia.
Para Betania esta Coleção representa uma forma de reconhecer a história de cada uma, divulgar, aplaudir e de, através de cada homenagem, levar a reflexão da importância que cada uma teve ou tem na sociedade, em diversos âmbitos demonstrando assim o poder intectual, espiritual, moral e solidario de cada uma.
Qual adversidade que viveu e se sentiu de alma lavada?
Na ocasião em ter sido eleita vereadora , na Solenidade da Posse, no momento em que aconteceu a Eleição da Mesa Diretora, candidata à Presidência, cujo voto era secreto, ao ser realizada a apuração ficou comprovada que a Chapa Concorrente havia sido eleita com apenas um voto de diferença.
Câmara de Vereadores lotada, a multidão pasma mas a Vereadora Betania Pedrosa pediu a palavra e de forma elegante e altiva demonstrou serenidade e a importância do voto ser aberto para que os Parlamentares tivessem sempre uma posição de compromisso diante dos Munícipes e não usando subterfúgios, realizando compromissos escusos em troca de benesses posteriores.
Apresentou em outra Sessão Legislativa Projeto de Emenda à Lei Orgânica e ao Regimento Interno para atingir seu objetivo e com o apoio da sociedade, obteve sua aprovação.
A partir daí atuou sempre com conhecimento de causa em todos os momentos indo de encontro a decisões sem os Devidos Procedimentos Legais, com embasamentos jurídicos, conseguindo em varias momentos reverter situações com segurança e conhecimento, durante os quatro anos de Mandato , numa demonstração de compromisso assumido com a população.
Assim sentiu “Sua alma lavada” pois a integridade e o conhecimento devem servir de norte em qualquer circunstância da vida.
Conveniência? Nunca!
Competência? Sempre.
Qual sua leitura para o atual cenário feminino?
O Cenário Feminino Atual é muito promissor em muitos aspectos: intelectual, social, cultural, científico, político,profissional, etc
Mas há a premente necessidade de continuar a luta para vencer as discriminações que são por demais evidentes na sociedade. Mulher é sinônimo de garra, competência, inteligência, destemor, convicção, determinação e candura.
É preciso lutar sem perder este charme que lhe é peculiar. Respeito à diversidade, a religião, aos costumes, as tendências, aos pontos de vista e as conquistas.
Lutar sempre com convicção e buscar meios de obter reconhecimento e espaços dignos e condignos na Sociedade.
Há muito a fazer e as mulheres unidas terão em breve o espaço sonhado e isso a fará referencia de resistência e capacidade.
De Maria da Betania para Maria da Betania, o que diria?
Diria que continuasse apaixonada pelo seu grande amor que partiu a oito anos deixando em seu coração um sentimento inigualável é infinito; que a relação de cumplicidade com familiares e grandes amigos fosse adubada cada vez mais; que continuasse a defender com garra e determinação seus pontos de vista com justificativas lógicas e eficientes;
que risse mais e viajasse mais ainda;
que continuasse preservando e ampliando seu Memorial que lesse mais; que o amor continuasse sendo o norte de sua vida; que fosse menos exigente e mais flexível , que escrevesse o livro que tanto planeja; que saísse por aí contando a sua história e a História do Município das Correntes antes que termine esta caminhada, que ajudasse mais aqueles que necessitam; que louvasse mais a Deus e conhecesse mais o teor da Bíblia e que dançasse mais antes que as pernas “enferrujem” e tudo não passe de saudades.
O que representa para você o Dia Estadual Mulher Evidência?
Inicialmente é de vital importância reconhecer e aplaudir a iniciativa da Jornalista Claudia Montes pela brilhante iniciativa de criar o Dia Estadual da Mulher Evidência que hoje é regulamentado por Lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, objetivando localizar, reconhecer, aplaudir e divulgar os inúmeros talentos femininos que se evidenciam em todo Estado!
Iniciativa pioneira, pertinente , justa e providencial !
Que, num futuro próximo passe a tornar-se Lei Federal para que tantas outras Mulheres Evidências sejam empoderadas e reconhecidas e oportunizadas para demonstrarem suas experiências e sucessos nas diversas áreas.
Que este Dia alcance o reconhecimento devido e que encoraje as Mulheres na sua essência receba sempre e cada vez mais o Título a que faz jus!
Por: Claudia Montes