Dos macarons e gelatos aos típicos american burger e barbecue, o empresário Antônio Augusto de Souza possui 57 lojas e projeta crescer 35% em 2023
Se o objetivo de muitos empresários é conquistar um patamar de sucesso e manter a estabilidade, de outros é não parar de se reinventar. Esse é o caso de Antônio Augusto Ribeiro de Souza, engenheiro de formação, com 58 anos e que, aos 20, decidiu não trabalhar mais com carteira assinada. Durante a faculdade, começou a atuar como corretor de grãos. Em pouco tempo, já havia montado sua própria corretora: comprava a soja de produtores rurais, esmagava em indústrias arrendadas, produzindo farelo e óleo, vendendo às indústrias, granjas e varejo. Agora, quase quatro décadas depois, lidera o grupo Antaris Franchising, que faturou R$100 milhões em 2022 e prevê ultrapassar R$ 130 milhões até o fim deste ano.
Ao todo, as marcas que fazem parte do grupo somam 57 lojas pelo Brasil e esperam chegar a dezembro deste ano com 80 unidades, um crescimento de 56,1% em relação ao ano anterior. São elas: Johnny Rockets, rede americana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, Dickey’s Barbecue Pit, churrascaria texana especializada em carnes defumadas, Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, e Boulangerie Carioca, alta confeitaria no estilo francês.
Empreendedorismo e gestão
A robustez do grupo só foi possível por meio da persistência de Augusto e a expertise que adquiriu por começar a trabalhar desde cedo, o que lhe permitiu conquistar espaço no franchising. A corretora de grãos foi vendida e a partir daí teve contato com grandes redes na gestão de postos de gasolina. Atuou na área até a década de 1990, quando conheceu o franchising. No ano em que a Seleção conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos, Augusto se associou à maior rede de fast-food na América e no mundo: o McDonald’s. Foram mais de dez anos de parceria que lhe abriu as portas no segmento de alimentação e bebidas.
Contudo, para o empresário, aquela experiência não era o suficiente e Augusto queria ir além e trazer ao público novas opções de produtos e sabores. Foi então que, em 2003, vendeu as lojas e tentou, pela primeira vez, trazer ao país uma marca até então desconhecida por aqui, mas com muito potencial. Criado em 1986, os restaurantes Johnny Rockets entregavam mais que a comida: ofereciam toda uma experiência ao consumidor. A ambientação, fiel aos anos 1950, dá direito a jukebox, decoração típica, milk shakes, american fries, onion rings, garçons dançarinos e muitos outros detalhes para uma viagem a outro país e época. No entanto, a proposta foi frustrada quando ele descobriu a existência de um ‘clone’ da marca, que registrou o nome no Brasil e o impediu de franquear a original. Por quase dez anos, o empresário dedicou-se a outras redes, na expectativa de concretizar o objetivo de ser o responsável pela Johnny Rockets no país.
Em 2010, um fundo de investimentos comprou a marca global, o que gerou oportunidade para novo contato de Augusto e um pedido de ajuda. Junto aos novos donos, ele entrou na justiça brasileira para recuperar os direitos do nome. No fim de 2013, com tudo regularizado, o empreendedor abriu as primeiras lojas da Johnny Rockets em território brasileiro no Shopping Internacional de Guarulhos. Em pouco menos de 3 anos já totalizava dez lojas no Brasil.
Com o sucesso da parceria, anos depois Augusto enxergou a oportunidade para, em 2021, retomar um sonho antigo e fundar o Grupo Antaris Franchising, holding que comprou também as franquias nacionais Cuor di Crema e Boulangerie Carioca, criadas em 2012 e 2015, respectivamente. A quarta aquisição do grupo, já no ano passado, foi a churrascaria texana Dickey’s Barbecue Pit, marca que chegou ao Brasil por Bruno Gallucci, Arthur Fumis e Cyro Xavier, conhecidos por sua atuação em outros restaurantes, e ganhou a adesão de Augusto como sócio para a expansão da rede. Pioneira em defumação de carnes no estilo texano, na próxima década a Dickey’s Barbecue Pit deve se tornar a maior smokehouse do país.
Atualmente são 42 pontos de venda da Johnny Rockets, presente em nove estados (SP, ES, CE, PB, AM, MT, PR, SC e RS), seguida pela Cuor di Crema, com oito lojas em São Paulo, Ceará e, em breve, Rio de Janeiro, Boulangerie Carioca, quatro unidades entre Rio de Janeiro e São Paulo, e Dickey’s Barbecue Pit, com uma loja na capital paulista.