Iniciativa será divulgada nos canais do órgão na internet e pelas redes sociais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco vai desenvolver, durante todo o mês de maio, a campanha de conscientização “Se puder, fique em casa, mas se tiver que sair respeite as leis de trânsito”. A iniciativa acontece em todo o país e reforça o tema do Movimento Maio Amarelo 2020: “Perceba o risco. Proteja a vida”.
A campanha será realizada nos canais oficias da instituição na internet e por meio das redes sociais, para conscientizar a sociedade sobre os riscos que condutas imprudentesoferecem. As mensagens buscam contribuir para a redução dos acidentes de trânsitoe, desse modo, evitar que vítimas sejam hospitalizadas.
O acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com a Covid-19, em razão da exposição ao vírus no ambiente hospitalar.
Imprudência
Usar o celular enquanto dirige, realizar ultrapassagens indevidas e combinar álcool e direção, por exemplo, são condutas imprudentes que geram acidentes e vítimas graves.
O uso do capacete e do cinto de segurança são práticas capazes de minimizar a gravidade das lesões em vítimas de acidentes de trânsito.
Balanço de Acidentes
Dados preliminares indicam que entre os dias 11 de março a 20 de abril de 2020, foram registrados 249 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 262 pessoas feridas e 22 mortas. No mesmo período do ano passado, ocorreram 313 acidentes, com 341 feridos e 31 mortes.
Uma redução de 20,4% no número de ocorrências, de 23% na quantidade de feridos ede 29% no total de mortes.
As medidas preventivas de disseminação do novo coronavírus provocaram uma redução na quantidade de veículos nas BRs de Pernambuco, assim como também fizeram cair o número de acidentes.
Em meio à pandemia, a recomendação é não sair de casa, mas se você tiver que sair, a PRF faz o alerta por meio da campanha: respeite sempre as leis de trânsito. Proteja avida!