#ÉFOCONASREDES

Jovens são formados para mapear cultura em São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional

Ação faz parte de projeto que vai resultar numa plataforma com levantamento cultural dos fazedores de cultura da região

De forma pioneira e inclusiva, o município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, está sendo contemplado com o projeto “Aqui Eu Me Encontro – Mapeamento Cultural de São Vicente Ferrer”. A ação consiste na construção de um mapeamento do panorama cultural, que funcionará como um instrumento que vai trazer aos olhos de todos, as diversas linguagens existentes no município.

Para tal, o projeto acontece dividido em três etapas, que constam com a formação de jovens e adultos em pesquisadores, a atividade de campo com pesquisas in loco, e a publicação de uma plataforma online, onde conste todas as categorias e linguagens culturais levantadas.

Na última sexta-feira, 18 de agosto, aconteceu a conclusão da primeira etapa, na Biblioteca Municipal Aluísio Inojosa, com a entrega de 17 certificados aos moradores participantes da formação. Durante os estudos, três módulos foram aplicados, sendo eles: Geografia e História Cultural da Cidade; Como executar o trabalho de pesquisa; E o mapeamento cultural de São Vicente Férrer.

A ação faz parte de uma das premissas do projeto, que é o de utilizar os próprios moradores locais para potencializar o conhecimento local. O projeto acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, proposto e coordenado por Albemar Araújo, vicentino e grande apoiador da sua terra natal.

O feliz nome desse projeto diz tudo. Somos nós, pois, a identidade dessa cidade. Somos nós quem canta, quem molda o barro, quem plaina a madeira, quem borda o tecido, quem manipula o bilro, quem tange as cordas do violão, quem grita o aboio na serra, quem faz o cordel, quem cozinha a buchada. Todos nós, que seremos descobertos por esses pesquisadores que escolheram se debruçar sobre nossa história”, enfatiza Albemar.

Agora, o projeto “Aqui Eu Me Encontro – Mapeamento Cultural de São Vicente Ferrer”, segue para suas próximas etapas, que culminará com uma plataforma virtual como fruto de todo o trabalho. 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *