Especialista alerta para a importância das medidas de prevenção e tratamento adequados
O inverno começou, e a estação mais fria do ano traz com ela uma nova onda de viroses respiratórias. Com isso, aumenta a procura por atendimento nas clínicas e hospitais. A união de diversos fatores como as baixas temperaturas e umidade do ar, além de maiores aglomerações em lugares fechados facilita a proliferação de vírus, causando infecções como gripe, resfriado e covid-19.
“É essencial redobrar os cuidados nessa época, mantendo os ambientes arejados, higienizando bem as mãos, e fazendo o uso de máscaras quando estiver doente. E caso os sintomas sejam mais intensos, com febre e dificuldade de respirar, procure atendimento médico”, explica a otorrinolaringologista da Clínica Três Marias, Dra. Jessika Cavalcante.
Além das viroses respiratórias, problemas como rinite alérgica, asma, sinusite, bronquiolite e bronquite também se intensificam neste período. “O ideal é evitar automedicação, especialmente no caso de crianças, que podem ter alergia aos medicamentos, piorando o quadro de saúde. A orientação principal é buscar atendimento especializado e garantir uma alimentação e hidratação adequadas para fortalecer o organismo”, complementa Cavalcante.