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ICF-PE TEM DESEMPENHO TÍMIDO EM NOVEMBRO, MESMO COM A PERSPECTIVA DOS EVENTOS DE FIM DE ANO EM 2022

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela CNC, é um indicador que acompanha as tendências no comportamento de compra pelas famílias no curto prazo, baseado em suas perspectivas sobre o mercado de trabalho, renda e acesso a crédito. Os índices são mensurados de acordo com a situação das famílias com relação ao ano anterior e as suas expectativas para os próximos seis meses, variando de 0 a 200 pontos, indicando: insatisfação, ou pessimismo, quando abaixo de 100 ponto; satisfação, ou otimismo, quando igual ou acima de 100 pontos e, portanto, propensão ao aumento do consumo.

O índice de intenção de consumo das famílias registrou novamente um desempenho tímido em novembro, com variação de 0,6%, chegando a 83,3 pontos, é o que diz o recorte local feito pela Fecomércio-PE, da pesquisa ICF de novembro. O resultado ainda está longe de sinalizar um ambiente de otimismo por parte das famílias, por outro lado, lentamente, o indicador encostou no patamar observado em abril 2020, início da pandemia, quando ainda não expressava grande queda na intenção de consumo conforme se acompanhou nos meses seguintes.

Pernambuco: evolução do ICF (valores em pontos) – abril/2020 a novembro/2022

Fonte: CNC. Elaboração Fecomércio-PE.

As medidas de suporte à renda nesse segundo semestre e o emprego formal com bom desempenho nos últimos meses, vêm contribuindo pelo menos para uma estabilidade da intenção de consumo. O longo período de elevação de preços e de uma taxa desemprego em dois dígitos ainda reflete no poder de compra das famílias, uma vez que mais de 80% delas se encontram endividadas e 30% se encontram inadimplentes.

As pesquisas sobre a perspectiva de compras para os eventos do fim de ano vêm corroborando essa tendência. A sondagem sobre o Black Friday realizada pela Fecomércio apontou que 54% dos pernambucanos com 18 anos ou mais pretendem aproveitar o período de descontos, com um gasto médio de R$ 1.062, valores que em 2021 foram estimados em 58% e 1.377, respectivamente, às vésperas do evento comercial.

Entre outubro e novembro, os componentes da avalição que tiveram impacto positivo mais relevante sobre o índice geral foram o ‘nível de consumo atual’, a ‘perspectiva de consumo’ e o ‘momento para duráveis’, cujos índices que avançaram 5,4%, 7,4% e 8,8%, respectivamente. Por outro lado, esses três subíndices do ICF são os de menor patamar até então, muito abaixo dos 100 pontos, que configura uma avaliação minimamente satisfatória.

Pernambuco: ICF e subíndices – nov/2021, out/2022 e nov/2022

ICF e Componentes (sub-índices) nov/21 out/22 nov/22 Variação Mensal * Variação Anual **
ICF Geral 74,6 82,8 83,3 0,6% 11,8%
Emprego atual 82,7 101,3 101,0 -0,3% 22,1%
Renda atual 86,1 97,5 95,2 -2,4% 10,6%
Nível de consumo atual 57,7 66,2 69,8 5,4% 20,9%
Compra a prazo 98,4 100,8 95,2 -5,6% -3,3%
Momento para duráveis 70,5 63,3 68,8 8,8% -2,4%
Perspectiva profissional 68,5 90,5 88,6 -2,1% 29,3%
Perspectiva de consumo 58,1 60,3 64,8 7,4% 11,5%

Fonte: Pesquisa direta CNC. Elaboração Fecomércio-PE. Nota: * base: mês imediatamente anterior; ** base: mesmo mês no ano anterior.

Além disso, é importante ressaltar que o avanço desses três componentes em novembro tem estreita relação com o clima do final de ano. No caso do consumo de bens duráveis, especialmente, o Black Friday e a Copa do Mundo ocorrendo na mesma época do ano, podem ainda ajudar o desempenho das vendas.

Sobre esse aspecto, destaca-se que um levantamento da CNC, como recorte especial do ICF, aponta que cerca 36% dos brasileiros pretendem consumir itens estimulados pela Copa do Mundo (12 pontos percentuais acima da Copa do Mundo de 2018), com um gasto médio de R$ 212. Em Pernambuco, a intenção foi apontada por 41%, com um gasto médio de R$ 163.

Já no que diz respeito às vendas do Black Friday, que inicialmente oficialmente em 25 de novembro, é interessante observar que o índice de ‘momento para duráveis’, na comparação anual, corrobora o a perspectiva da sondagem realizada pela Fecomércio, em que se observa uma leve queda na intenção de compras em relação ao ano anterior, tanto em proporção de consumidores quanto em valor médio das compras.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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